Confira!

TributoGrafia: Liam Neeson

É com muita alegria que escrevo sobre a vida deste ator que tanto já me cativou, e não poderia ser outro para inaugurar esta série de matérias sobre a vida de nossos queridos artistas, então vamos lá dar um mergulho nas curiosidades da vida deste grande ator e, ao final, uma opinião pessoal da carreira do mesmo.

Para quem acha que o cinema americano é dominado por artistas do mesmo País, irá se surpreender, como no caso do Liam que é Irlandês, ele veio de uma família pobre, sua mãe era cozinheira e seu pai zelador. Isto fez com que Neeson ralasse muito até ser reconhecido. O cara já foi: operador de guindaste, motorista de caminhão, assistente de arquiteto e, pasmem, nosso querido Liam Neeson já foi Pugilista amador. Em um dado momento de sua vida, cansado de dar porrada, imagino, ou de apanhar, ele resolveu viajar para concluir seus estudos e ser professor. Chegando na cidade onde ia realizar esses estudos, Neeson se envolveu em uma companhia de Teatro, onde realizou sua primeira apresentação profissional, dois anos depois ele se mudou para Dublin onde começou a interpretar clássicos. Neste momento, ele chegou a ser notado por um diretor e receu proposta para realizar um filme(Excalibur) em um papel secundário … e a gente pensando que o primeiro filme do cara foi a Lista de Shindler… A partir daí, eles fez vários papéis menores até fazer um filme de super-héroi chamado DARKMAN Vingança sem Rosto, era a primeira vez que o Joven Neeson seria o papel principal e de um super héroi, na qual eu me lembro de ver em VHS e ter gostado muito!(filme dirigido por Sam Raimi, o mesmo de Homem-aranha). Logo depois, fez um filme com Woody Allen onde foi elogiadíssimo pelo diretor, daí voltou para o teatro e foi onde Steven Spielberg o viu no palco e o achou muito parecido com o Shindler de verdade:

Diz aí, é ou não é parecido com o Liam ??? Ou o Spielberg bebeu?

Pelo icônico papel, Liam concorreu ao Oscar mas não ganhou, porém ganhou o Bafta e o globo de ouro como melhor ator.

Ainda assim, Neeson estava mais empenhado em uma trajetória teatral, por isso ficou 2 anos depois de disputar o Oscar sem fazer filmes(olha que loucura!). Ele fez peças na broadway e mais algumas peças na Europa, no cinema viriam depois de 2 anos mais filmes clássicos para ele fazer: Rob Roy e Michael Collins, que honestamente eu nunca assisti, eu via o Liam nesta época já como um grande ator de filme chatos(hoje não tenho esse pré-conceito com filme histórico e vejo numa boa. Na época, eu era chato!)

E em 1999 a oportunidade de termos esse grande ator no cinema Blockbuster chegou e Neeson pegou no sabre de luz para ensinar ao mundo como ser Jedi! Sua Interpretação como Qui-Qon Jinn foi espetacular! Rendendo-lhe novamente o Globo de ouro de melhor ator (quando o Oscar não faz justiça o globo de ouro faz!) e os estúdios não deixariam mais Neeson sair de perto da gente e nem ele queria mais estar isolado no teatro. O cara dá voz ao Leão de As crônicas de Nárnia:

VocÊ sabia disso? Que o Leão era ele?

E em 2005, Liam faria mais uma vez a figura de um Mestre, e, novamente, para mim era um Mestre extraordinário só que do mal, e a gente só descobriria isso lá no meio do filme. Foi incrível, eu pirei dentro do cinema assistindo Batman Begins, uma interpretação firme, forte. Liam faz um personagem chamado Ducard que treina Bruce Wayne, mas se revela ser Ras’ Agul. É uma das minhas interpretações favoritas dele, eu queria ser treinado para a vida pelo seu Ras Agul!

“Senhores, está na hora de espalhar a palavra …  e a palavra é … Pânico!”

Quando viram que Liam tinha moral, pois o cara foi mestre do Batman(e que moral heim!? Vamos concordar), chamaram-no para fazer Busca Implacável, e aí meu amigos … se eu já tinha surtado vendo o seu Mestre do Mal em Batman Begins, desta vez eu surtei assistindo esse filme! Liam está simplesmente fantástico e o filme é sensacional!

Como a carreira dele é gigante e a ideia é falar um pouquinho da vida e da obra dos atores, vou parar por aqui!

Minha conclusão pessoal é a seguinte: Liam é um presente para o cinema BlockBuster, um cara que veio do Teatro e filmes clássicos, nos dá a seriedade e nos entrega um trabalho digno das grandes premiações das quais já esteve, me sinto lisonjeado quando o vejo no elenco de algo que não seja um drama ou algo histórico que ele poderia sim estar, sinto como se fosse um grande amigo que, ao invés de estar em um lugar paradisíaco, está ali do meu lado em um barzinho! Seu talento é gigantesco e reconhecido através de premiações e um título de cidadão honorário irlandês!

Anúncios
Sobre André Souza (18 artigos)
Petropolitano da gema! se mudou para a Somália onde ganhou o titulo honorário de habitante mais bonito, após um ano desta vitória o prêmio foi revogado ao se descobrir que era brasileiro, voltou ao Brasil para terminar os estudos no Telecurso 2000, mas matava muito aula assistindo a sessão da tarde, o vício de consumir filmes piorou quando assistiu Guerra nas Estrelas, anos mais tarde conheceu o amor verdadeiro ao entrar em uma sala de cinema IMAX e conhecer o som de sincronia a laser, reside quando em Petrópolis no Itamarati e durante a semana em algum lugar do Rio de janeiro que permanece um mistério da humanidade! fã babaca assumido de Chloe Grace Moretz, ama animações de tudo quanto tipo, fale mal da mãe dele mas não xingue Christofer Nolan! enfim um cara normal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: