Confira!

[Especial] Atrizes x Câncer de Mama

Muitos personagens no cinema são inspiradores e nos fazem repensar a própria vida. Quem nunca se imaginou no lugar daquele mocinho ou daquela mocinha apaixonada?! Quantas vezes nos imaginamos salvando o planeta ou mesmo uma única vida quando nos transportamos mentalmente para dentro do filme?!

Alguns personagens precisam ter para enfrentar os desafios de cada roteiro e nos impressionam por isso, mas impressionante mesmo é o quanto de coragem algumas atrizes precisaram e precisam ter para encarar um dos maiores desafios da vida real, o CÂNCER DE MAMA.

209_cancerdemama

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 1,67 milhões de casos novos dessa neoplasia foram esperados para o ano de 2012, em todo o mundo, o que representa 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres. Suas taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do mundo.

O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil mortes estimadas por ano. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento.

Sim, todas as mulheres estão sujeitas a essa doença, cozinheiras, professoras, advogadas, faxineiras, engenheiras, merendeiras, atrizes etc.

Sim, mesmo que a fama, as revistas e os programas de TV tenham muita tendência a “endeusar” essas mulheres colocando-as em pedestais inatingíveis, elas são seres humanos normais como eu e você e algumas vezes são surpreendidas por diagnósticos muitos ruins. Tal notícia não deixa nenhuma pessoa de bom senso feliz, gostando ou não do trabalho da atriz X ou Y, ninguém quer ver outro ser humano passar por tamanha provação.

Por outro lado, cada uma dessas mulheres tem uma lupa sobre si e são fonte de inspiração muitas outras no mundo inteiro, seja através dos seus fortes personagens ou da sua marcante personalidade na vida pessoal, os olhares sempre são atraídos, e quando uma postura de força, coragem e determinação é adotada por uma atriz ao descobrir o câncer, isso reflete em muitas outras mulheres anônimas que passam por essa mesma situação.

Pensando nisso, nesse Outubro Rosa, selecionamos algumas atrizes que travaram uma batalha contra o câncer de mama e saíram vitoriosas. Nosso desejo é que a coragem dessas mulheres dê esperanças a todas as outras que estejam passando por esse momento tão crucial em suas vidas.

Angelina Jolie

10993-xki6wt

Angelina Jolie que passou por uma cirurgia de retirada dos seios para se prevenir do câncer de mama. Segundo a atriz, os médicos estimaram em 87% o risco de ela desenvolver a doença e, por isso, Angelina decidiu encarar a mastectomia.

O fator genético aparece entre 5% e 10% dos casos de câncer de mama. Porém, 80% das vezes ele é esporádico e questões como obesidade e tabagismo podem aumentar os riscos. Já a protese de silicone não está ligada a um aumento de risco, porém pode mascarar tumor.

Para Angelina o risco veio de seu histórico familiar, já que a mãe da atriz morreu de câncer aos 56 anos.

Segundo a atriz, a decisão de fazer a mastectomia não é fácil, mas ela está feliz por ter feito suas chances de desenvolver câncer de mama caíram de 87% para menos de 5%.

Christina Applegate

christina_applegate_lachelnd

A atriz foi diagnosticada com câncer de mama em 2008, aos 36 anos, e preferiu remover os dois seios, após descobrir que, assim como Jolie, ela possui uma mutação no gene BRCA1. A mãe da atriz também teve câncer de mama.

Cynthia Nixon

Cynthia-Nixon

A Miranda de Sex and the City foi dignosticada em 2006, aos 40 anos, com um câncer na mama direita. Ela se curou da doença com mastectomia parcial e sessões de radioterapia.

Jane Fonda

Actress-Jane-Fonda

Durante um exame de rotina em 2010, Jane Fonda identificou um tumor no seio. O câncer não era invasivo, então ela passou por uma cirurgia e se curou.

Patrícia Pillar

0,,21733334,00

Foi durante o autoexame em 2001, aos 37 anos, que a atriz Patricia Pillar sentiu um nódulo em seu seio esquerdo. Depois de uma cirurgia para a retirada do tumor e sessões de quimioterapia, a atriz foi considerada curada pelos médicos

Joana Fomm

joana

Em 2007, a atriz Joana Fomm descobriu que tinha câncer de mama. Durante o tratamento, ela passou por duas mastectomias e quimioterapia. Após três anos de luta, Joana Fomm está totalmente curada da doença.

Antonia Frering

mg_8999

Quando atuou na novela da Globo Salve Jorge, Antonia ainda estava se recuperando da doença. A atriz foi diagnosticada com câncer de mama em novembro de 2011. “Fiquei careca mesmo, caiu tudo na segunda sessão de quimioterapia. Aí, fui com minha filha raspar. Ela foi minha fiel escudeira”, relembra.

PREVENÇÃO

Saiba mais sobre a prevenção do câncer de mama : http://bit.ly/1udydMc

FILMES INSPIRADORES

Não poderíamos deixar de indicar dois filmes muito especiais que abordam o tema. Você vai se emocionar!

Project Five

fivelifetime

Project Five é  uma produção do canal Lifetime que contou com as atrizes Jennifer Aniston e Demi Moore, a cantora Alicia Keys e a cineasta Patty Jenkins como diretoras. O filme conta 5 histórias sobre o impacto que o câncer de mama causa na vida das pessoas.

Jennifer declarou que o objetivo do filme é entreter, informar e inspirar o diálogo, a pesquisa e a prevenção. E completou dizendo que ambas querem que os filmes consigam emocionar, dar força e ânimo às pessoas afetadas por esta doença que pode atingir a todos, independentemente de quem sejamos.

Uma chance para viver

1

Um filme aclamado baseado em uma história verdadeira e no livro “Her-2”! Harry Connick Jr. estrela no papel do Dr. Dennis Slamon num momento especial em sua carreira. Ele ajudou a desenvolver uma droga experimental chamada Herceptin®, um possível tratamento revolucionário na luta contra o câncer de mama. No entanto, quando o financiamento para seu projeto é cortado, os filantropos Lilly Tartikoff e Ron Perelman ajudam o trabalho mais importante da vida do médico a tornar-se realidade. Com a ajuda de seus novos financiadores, Slamon continua a aperfeiçoar o tratamento, mas, apesar de sua nova droga ter a habilidade de garantir a vida, ela não funciona em todos os casos. Esta impactante história verdadeira nos mostra a difícil luta de um médico para encontrar o tratamento para o câncer, tentando salvar milhares de vidas e ao mesmo tempo dar sentido à sua própria vida.

Referências: 

saude.terra.com.br

abj-noticias.blogspot.com.br

depylaction.com.br

veja.abril.com.br

Anúncios
Sobre Pri Pires (13 artigos)
Priscila é petropolitana (e gosta disso), mãe, esposa, é jornalista por formação, cantora por paixão, culinarista por satisfação e cinéfila por admiração. Curte as coisas simples da vida, mas de vez em quando se arrisca nas complicadas. Gosta de expor sua visão sobre suas paixões, coisa que hoje ela tem a oportunidade de fazer através desse canal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: