Confira!

[Confira!] Cine Tutorial Begins

Apresento a vocês uma série de matérias que vai reunir conhecimentos sobre cinema em nome de alguns apaixonados de nossa querida cidade, O Cine Tutorial, para começar vamos definir cinema, afinal o que seria cinema??? Qual a diferença para outras artes como o Teatro, como a Fotografia … com certeza você já ouviu falar que o cinema é também conhecido como a sétima arte, não foi? E então o que raios isto significa: este termo é mais velho que minha avó e a sua juntas, datam de 1911 quando foi publicado no facebook da época um Manifesto, uma espécie de jornal sobre um determinado assunto, nele um cara disse o seguinte: “Eu acho que essa parada de cinema ai é o ressumão de todas as artes que temos até agora!” na verdade ele não falou assim mais foi o que ele quis disser! Isso é que importa para nós! E de fato era o que ele quis disser é que o cinema era a arte que englobava as 6 anteriores que na época era:

  1. Pintura;
  2. Escultura;
  3. Arquitetura;
  4. Dança;
  5. Música;
  6. Literatura;
  7. Cinema;

Tá mais onde entra cada uma aí?

Pintura: Podemos ver filmes com temas bastante claros, por exemplo: Mad Max A estrada da Fúria é todo em Tons amarelados reproduzindo o deserto que o filme se passa, até quando não estão no deserto às cenas são “amarelas” de propósito!

Escultura: Esse termo é mais antigo, acreditava-se que havia esculturas quando a imagem parava e mostrava o corpo de um personagem, ou personagens na época reproduziam poses de esculturas famosas.

Arquitetura: Aqui falamos basicamente da cenografia, que é uma arte de fácil identificação, afinal quem não se fascinou com os mundos de: Harry Potter, O senhor dos Anéis, Guerra nas Estrelas, Matrix e etc… Cenografia é basicamente a criatividade em construir cenários que antigamente era retratado como a parte de arquitetura.

Dança: Na época havia muitas influências de musicais, os atores além de atuar tinham que saber dançar, e isto gerou grandes clássicos como: Dançando na Chuva, a noviça rebelde entre outros!

Dançando na chuva, que cena maravilhosa, a alegria de não se importar ao estar molhado misturado a uma performance de dança fantástica

Música: O que é um filme sem trilha sonora???? … Ahh como eu amo trilhas sonoras! Ela evoca a emoção, fala com você sem palavras, uma boa cena bem atuada e a trilha certa ao fundo tornam momentos únicos não é verdade?

Literatura: Você pode não ter notado mais agora vai notar, quando o ator diz uma frase esta frase está no roteiro do filme e, muitas vezes bons filmes conseguem frases capaz de dar ênfase e ir até, além disto, de conectar muito bem a história, de marcar um momento, o cinema é repleto de grandes diálogos, de grandes frases, existem filmes em que o roteiro (original) poderia se tornar um grande livro, existem filmes que retratam movimentos culturais da literatura, então vamos aos exemplos:

“LUKE eu sou seu PAI!” Histórica frase de Guerra nas Estrelas, Episódio 4.

“I WILL BE BACK!” Frase de Arnold Schwarzenegger, em o Exterminador do Futuro.

“Como eu sou engraçado? Me diga?” Joe Pesci em os bons companheiros, existe um contexto nesta frase, seu personagem era considerado ridículo e engraçado até se tornar um grande mafioso e passa a ter raiva de quem ri dele!

Movimentos Literários:

Filmes como O senhor dos Anéis e Beulf retratam um movimento literário chamado de Epopeia, que consiste em: Grandes feitos realizados por grandes personagens, isto é claramente visto nas duas obras, o personagem Aragorn sozinho luta contra hordas de Orcs, claramente o livro mostra este grande feito sob a forma de Epopeia, lendariamente, e o filme também, o mesmo acontece com Beulf.

Um pouco sobre o Expressionismo

Este assunto é extenso mais vamos entender um pouquinho, qual foi o resultado da primeira Guerra Mundial?????  Resto da Europa 10 Alemanha e seus amigos 0 placar final! Isto causou uma enorme “Bad Vibe” coletiva, O país inteiro estava apático, esmaecido, abatido e precisava expressar seu medo, sua dor, suas angústias… E qual melhor maneira de expressar isto, as artes claro!

Foi ai que o expressionismo era a pura representação de: dor, ciúmes, medo, solidão e miséria humana.  Este movimento cultural invadia: as pinturas, a literatura, o teatro a dança, mais quando chegou ao cinema este movimento fez com que atenção fosse voltada toda para a Alemanha, e dele saiu um clássico absoluto de extraordinária importância para a história das Artes um filme chamado Nosferato, escuro, sombrio, melancólico e com um “mostro” que seria a base, a influência para todos os futuros filmes de Terror. Claro que existem outros movimentos, mas por hora vamos ficar com estes.

Cena de Nosferatu, a verdadeira identidade visual do expressionismo alemão

Esta ordem das artes sofreu algumas modificações ao longo do tempo, pois o cinema é uma arte capaz de se atualizar junto a técnicas e a sociedade, então existe um questionamento de que ao invés de escultura podia ser fotografia, mas a fotografia é considerada a 8º arte, e recentemente os games são considerados a 10º englobando o cinema (você gosta de games?).

Enfim este foi o primeiro cine tutorial um pouquinho de conhecimento sobre o cinema, se você tem alguma pergunta, mande aí nos comentários, ou visite nossa página no facebook, espero que tenham gostado e aumentado o seu conhecimento sobre o assunto em breve mais material será postado.

Anúncios
Sobre André Souza (18 artigos)
Petropolitano da gema! se mudou para a Somália onde ganhou o titulo honorário de habitante mais bonito, após um ano desta vitória o prêmio foi revogado ao se descobrir que era brasileiro, voltou ao Brasil para terminar os estudos no Telecurso 2000, mas matava muito aula assistindo a sessão da tarde, o vício de consumir filmes piorou quando assistiu Guerra nas Estrelas, anos mais tarde conheceu o amor verdadeiro ao entrar em uma sala de cinema IMAX e conhecer o som de sincronia a laser, reside quando em Petrópolis no Itamarati e durante a semana em algum lugar do Rio de janeiro que permanece um mistério da humanidade! fã babaca assumido de Chloe Grace Moretz, ama animações de tudo quanto tipo, fale mal da mãe dele mas não xingue Christofer Nolan! enfim um cara normal!

2 comentários em [Confira!] Cine Tutorial Begins

  1. Alexandra neves Bastos // 16/02/2016 às 19:08 // Responder

    Adorei a matéria!!obtive um amplo conhecimento sobre a 7 arte.
    Matéria explicativa de forma geral,fácil entendimento, de forma divertida e que leva ao leitor a querer saber mais, não só sobre a história do cinema,mas tambem sobre os demais assuntos. Obrigado ao CCP por trazer essa cultura para todos.

    Curtir

  2. Dannilo Tavares // 22/02/2016 às 17:07 // Responder

    Muito bom mesmo, com esse tutorial conseguimos entender onde cada arte está presente no cinema e como isso pode influenciar a maneira como vemos um filme, não só pelo simples fato de ver, mas de analisar todos esses conteúdos e descobrir toda a beleza envolvida. Belo tutorial, belas informações! Parabéns CCP.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: