Confira!

[Confira] Cinetutorial 3 Rises Again

Quer entender mais sobre figurinos? quer entender a diferença entre figurino e o efeito especial? chega aqui!

Hoje vamos falar de figurino, um dos componentes que dão vida aos filmes e nos permite se encantar só pelo modo como é usado nessa arte. É necessário que o figurinista conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens. Para elaborá-lo, o figurinista deve levar em conta uma série de fatores como a época em que se passa a trama, o local onde são gravadas as cenas, o perfil psicológico dos personagens, o tipo físico dos atores e as orientações de luz e cor feitas pelo diretor de arte.

Ao colocar o figurino, o ator sente realmente toda a atmosfera de sua personagem, e isso o ajuda a entender o seu papel no filme, assim como toda a equipe que também consegue buscar o melhor de cada aspecto cinematográfico.

Vamos entender um importante termos no mundo da moda e roupa em geral, primeiramente indumentária.Denominamos que indumentárias todo o tipo de roupa relacionado a época e povos(antes do surgimento da moda). Vestuário, é um conjunto de peças de roupas que se veste(todo o tipo de roupa em geral) e figurino seria o traje usado por uma personagem.

A moda foi criada para se diferenciar da Indumentária(um uniforme militar é uma indumentária por exemplo) a moda é passageira a indumentária é constante, acontece que para a criação de um figurino cinematográfico os dois são estudados.

Um bom exemplo de figurino indumentária é do filme Bonequinha de Luxo de 1960 estrelado por Audrey Hepburn. Todos os figurinos da mesma eram bastante sofisticados, sempre com muita classe e delicadeza, e tudo de acordo com sua época, e que mais se destacou foi seu vestido preto e o colar de pérolas(icônico por justamente refletir esta sofisticação).

 Icônico Figurino de Audrey Hepburn

Em um exemplo de figurino é o filme Drácula, de 1931 que veio com todo  terror clássico preto e branco, e o figurino bem macabro do personagem título, que refletia a cor da noite, o filme abusava dessa cor, que por sua vez combinava perfeitamente com a maquiagem feita no rosto do ator Bela Lugosi.

No filme Star Wars por exemplo, temos grandes exemplos de um figurino espacial criado do zero para interagir com aquele mundo, alternando entre alta tecnologia em meio a coisas medievais e muita fantasia, como: cavaleiro Jedi, princesas com trajes nada convencionais e etc…

A difícil Missão de criar o figurino de Star wars

O figurino não pode ser visto independentemente de outros elementos de um filme, ele se insere em um contexto que inclui a cenografia, a maquiagem, a iluminação, a fotografia e a atuação. Significa o ponto do espaço-tempo em que a história se insere, marca passagens de tempo e também indica as características sócio psicológicas dos personagens.

Alguns dos figurinos mais famosos e icônicos do cinema são:

007: o simples terno sofisticado de James Bond já é o suficiente para sabermos qual filme não é verdade?
O pecado mora ao lado: o famoso vestido branco usado por Marylin Monroe ficou conhecido por todos, justamente porque se destacava na cena em que o vestido levantava e a personagem com toda a sua sensualidade tentava abaixá-lo.
Darth Vader: A poderosa armadura foi criada para manter e proteger o corpo do jovem ex-Jedi enquanto demonstrava um ar de intimidação e controle.

De uns anos pra cá os efeitos visuais também foram crescendo bastante, e também passaram a substituir os figurinos, pois na hora de gravar as cenas os atores não vestem nada, eles são equipados com uma roupa especial e vários pontos são adicionados para que depois seja feita uma computação gráfica como nos filmes Avatar, Star Wars, Aeon Flux, Alice no País das Maravilhas e muitos outros. Ou seja nesta caso não estamos mais na áera de figurino e sim computação gráfica que é efeito especial.

Afinal de contas isso é figurino ou efeito especial???? resposta Efeito especial!

Já outros filmes mantém a essência real de usar figurino, e muitas vezes fazem toda uma caracterização de acordo com o cenário e a época. Ano passado tivemos  filme live-action do conto de fadas Cinderela e todo o filme teve um figurino belíssimo cheio de cores e vida. E esse ano também tivemos  um grande exemplo de figurino no filme O regresso que rendeu ao ator Leonardo DiCaprio o Oscar de melhor ator. Tudo foi muito detalhado nesse filme, todas as situações foram realmente filmadas em locações com um frio intenso, filmado apenas com a luz do ambiente.

escrito por # Dannilo Khury e André Souza

postado por # André Souza

 

Anúncios
Sobre André Souza (18 artigos)
Petropolitano da gema! se mudou para a Somália onde ganhou o titulo honorário de habitante mais bonito, após um ano desta vitória o prêmio foi revogado ao se descobrir que era brasileiro, voltou ao Brasil para terminar os estudos no Telecurso 2000, mas matava muito aula assistindo a sessão da tarde, o vício de consumir filmes piorou quando assistiu Guerra nas Estrelas, anos mais tarde conheceu o amor verdadeiro ao entrar em uma sala de cinema IMAX e conhecer o som de sincronia a laser, reside quando em Petrópolis no Itamarati e durante a semana em algum lugar do Rio de janeiro que permanece um mistério da humanidade! fã babaca assumido de Chloe Grace Moretz, ama animações de tudo quanto tipo, fale mal da mãe dele mas não xingue Christofer Nolan! enfim um cara normal!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: