Confira!

[ESPECIAL] James Cameron

Hoje, o CCP presta homenagem a uns dos diretores mais inovadores e que marcou história  no mundo do cinema: James Cameron. Passando do drama à ficção científica, do romance à exploração de novos mundos, com certeza o que não falta são filmes, histórias e curiosidades para compartilhar com vocês.

936375-james-cameron

Biografia

Tendo nascido e passado a infância na província de Ontário, no Canadá, mudou-se para a Califórnia com a família em 1971, o que possibilitou seu interesse por cinema. Durante este período em que vivia na Califórnia, Cameron visitou e frequentou várias vezes os arquivos de filmes da University of Southern California. Anos depois, após seus estudos, Cameron resolveu abandonar a vida de caminhoneiro para dedicar-se completamente à indústria cinematográfica.

Carreira

Cameron conseguiu o seu primeiro trabalho em 1980 como diretor artístico, criando as miniaturas para os cenários de um filme. A partir daí, passou à realização. Seu primeiro sucesso como diretor e escritor foi em “O Exterminador do Futuro” (1984), um thriller de ação sobre uma guerra futurista entre a raça humana e máquinas feitas pelo homem à sua semelhança, que foi um enorme êxito de bilheterias e lançou não só o realizador como também o protagonista, Arnold Schwarzenegger, para a fama.

exterminador

Seguiram-se outros estrondosos sucessos dentro do gênero em que é especialista – filmes de ficção científica e ação, repletos de efeitos especiais – como Aliens, O Resgate (1986), O Segredo do Abismo (1991) – um filme que se passa em grande parte dentro de água e que ganhou o Oscar para a categoria de Melhores Efeitos Especiais, e Exterminador do Futuro 2: o Julgamento Final (1991) – possuidor de efeitos especiais revolucionários que, por si só, foram um verdadeiro chamariz de espectadores às salas de cinema.

tumblr_nbjmkwvVI81tzjz2jo1_1280

James Cameron conseguiu uma imagem de marca em Hollywood como o realizador de estrondosos êxitos de bilheteira que aliam prodígios técnicos ao sentimento humano. O maior exemplo disso é Titanic (1997), a trágica história do desafortunado transatlântico, onde se combinam efeitos especiais notáveis com uma história de amor. O filme foi tão caro que obrigou Cameron a utilizar grande parte do seu salário para o financiar, mas, em contrapartida, foi o mais rentável da história do cinema, ultrapassando os 600 milhões de dólares de receitas apenas nos EUA, recebendo também um recorde de nomeações para o Oscar de 1997 (quatorze no total), tendo acabado por ganhar onze, entre os quais os de Melhor Filme e Melhor Diretor.

20053821.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Entre 2000 e 2002, o famoso diretor fez um turno para série de televisão, criou o espetáculo Sci-Fi para TV intitulado ‘Dark Angel’, com Jessica Alba na liderança.

Nos anos seguintes, também se concentrou em fazer documentários sobre um dos assuntos de maior inspiração e interesse para ele, expedições ao fundo do mar (daí seu fascínio por Titanic). Dentre eles, Expedição:Bismarck e Fantasmas do abismo

Produziu o filme “Solaris” (2002), estrelado por George Clooney e dirigido por Steven Soderbergh.

Dirigido, co-produzido e escrito por Cameron, o filme ‘Avatar’ (2009) , estrelado por Sam Worthington, Zoe Saldana e Sigourney Weaver, foi lançado em 3D.  Sua tecnologia provou ser inovadora no mundo do cinema.

avatar_uGjg2Fg

Sem previsão, ainda, de estreia, James Cameron, atualmente, está trabalhando na produção de Avatar 2. Avatar 3 e Avatar 4 também já foram confirmados pelo diretor e ambos serão rodados juntos com Avatar 2.

Filmografia Completa

  • Xenogenesis (1978)
  • Piranha 2: Assassinas Voadoras (1981)
  • O Exterminador do Futuro (1984)
  • Aliens, O Resgate (1986)
  • O Segredo do Abismo (1989)
  • O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (1991)
  • True Lies (1994)
  • Titanic (1997)
  • Dark Angel – Temporada 2 (2001)
  • Criaturas das Profundezas (2004)
  • Avatar (2009)

Curiosidades:

  • Após assistir Star Wars IV: Uma Nova Esperança em 1977, Cameron decidiu abandonar a profissão de caminhoneiro para se dedicar inteiramente à indústria cinematográfica.
  • Foi o primeiro cineasta a produzir e dirigir um filme com custo superior a 100 milhões de dólares em O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991), e mais tarde alcançou mais de 200 milhões de dólares para produzir Titanic.
  • James Cameron tinha acabado de completar O Exterminador do Futuro 2 quando teve a ideia para Titanic. A inspiração nasceu após conferir Somente Deus por Testemunha, clássico de 1956 que também aborda o naufrágio do navio. O longa é dirigido por Roy Ward Baker.
  • É dele a direção dos dois maiores filmes em receitas de bilheteira da história do cinema: Avatar (US$2.787.965,087) e Titanic (2.186.772,302).

Ele é mesmo ou não é o rei do mundo?

Por João Victor | Fontes: Omelete, Wikipedia, IMDB e Adoro Cinema

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: