Confira!

[ESPECIAL] CINEMA ESTRANGEIRO: A ONDA

a_onda_die_welle

Começamos o nosso especial sobre o Cinema Estrangeiro com um filme alemão que muitos já conhecem, mas para que ainda não ouviu falar, fica aqui a dica: “Die Welle” ou “A Onda ” vai além de um filme, é uma reflexão sobre educação, filosofia e política que merece ser vista e revista.

Lançado em 2008,  A Onda é dirigido por Dennis Gansel e estrelado por Jürgen Vogel, Frederick Lau, Jennifer Ulrich e Max Riemelt. O filme é inspirado no livro homônimo de 1981 do autor americano Todd Strasser e no experimento social da Terceira Onda.

O que foi a Terceira Onda?

A Terceira Onda foi um experimento social para demonstrar que mesmo sociedades democráticas não estão imunes à atração pelo fascismo. Ele foi realizado pelo professor de história Ron Jones na Cubberley High School em Palo Alto, Califórnia, durante a primeira semana de abril de 1967 com estudantes do segundo ano do ensino médio que frequentavam sua aula de história “Mundo Contemporâneo” como parte de um estudo sobre a Alemanha nazista. O movimento tinha o objetivo de eliminar a democracia.[1] A ideia de que a democracia enfatiza a individualidade foi considerada uma desvantagem, e Jones enfatizou esse ponto principal do movimento no seu lema: “Força através da disciplina, força através da comunidade, força através da ação, força através do orgulho.”

A Onda é um filme extremamente competente e que pra muitos é um “banho de água fria”. Recomendo a todos!

 

Por Geovani Medeiros.

 

Anúncios
Sobre Geovani Medeiros (97 artigos)
Formado em Administração e cinéfilo de carteirinha. Adora livros, música e tudo relacionado a cinema. Descobriu o mundo mágico da Sétima Arte quando era bem pequeno, mas o amor, de fato, só aconteceu ao entrar em uma locadora e perceber o quão ilimitado esse mundo é. Fã de Stephen King, adora todas as produções ligadas a seus livros. Adora fugir da realidade com filmes de terror, ficção e suspense, mas sempre deixa um espaço para dramas pé no chão e que nos fazem refletir sobre nossa existência. Apaixonado pelo cenário alternativo, ainda busca o filme de sua vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: