Confira!

[Especial] Tim Burton

Com seu toque peculiar em todos os filmes, Tim Burton é sinônimo de qualidade e sucesso! Assim sendo, nada mais justo do que dedicar a sessão especial de diretor para esse renomado cineasta!

054909

Biografia

Nascido na cidade de Burbank, na Califórnia, nos Estados Unidos, no dia 25 de agosto de 1958, os tempos de criança de Tim Burton foram vivenciados no universo da fantasia e da auto-reflexão, de uma forma bem particular. Não se adaptando muito bem ao cotidiano familiar e escolar, ele se perdia nas páginas das obras arrepiantes de Edgar Allan Poe e nas imagens aterrorizantes dos filmes de horror de segunda categoria.

Esta experiência cultural prematura marcou sua produção cinematográfica, permeada por temas lúgubres e uma atmosfera sombria. Outra figura de importância na infância de Burton é Vincent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor.

Após o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Ele estudou animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador.

Carreira

Ao longo de sua carreira, o que Tim Burton mais entregou para o mundo do cinema foram filmes com características ímpares. Em Os Fantasmas se Divertem (1988), o diretor aliou sua inclinação para o terror com sua veia cômica, tornando-o sucesso de público .

Foi com esse filme que o diretor finalmente se destacou e foi chamado para realizar uma superprodução: Batman, em 1989, que mais tarde teria a continuação Batman – O Retorno, também com a direção de Tim Burton.

Com a carreira em alta, o diretor resolveu filmar seu projeto pessoal intitulado Edward Mãos de Tesoura (1990), sobre um rapaz que tem tesouras no lugar das mãos. Para o projeto, Tim Burton chamou o ator Johnny Depp, que a partir daí, viria a colaborar mais 7 vezes (até 2012) no filmes do diretor.

Depois de lançar alguns longa-metragens de pouca lucratividade, como Marte Ataca! (1996), Tim reergueu sua carreira com A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (1999). Seguiram o mesmo caminho do sucesso Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003), a animação A Noiva Cadáver (2005)e a refilmagem do clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005).

Em 2007, Tim Burton adapta o musical da Broadway Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco da Rua Fleet. Em 2010, chega aos cinemas o bastante aguardado Alice no País das Maravilhas, adaptado dos livros Alice No País das Maravilhas e Alice através do espelho. O filme, apesar de não ter ido muito bem nas críticas, faturou 1 bilhão de dólares mundialmente, transformando-se no filme mais bem sucedido, mercadologicamente falando, do Tim Burton.

Em 2012, Tim Burton nos trás mais três filmes. O primeiro é Sombras da Noite (2012), baseado na novela sessentista Dark Shadows criada por Dan Curtis. O filme fracassou nas bilheterias e dividiu bastante a crítica, mas que apesar de tudo despertou grande curiosidade do público, filme que apresenta Barnabas Collins (Johnny Depp) como um vampiro. O segundo filme é Frankenweenie, que é uma refilmagem de seu curta metragem de 1984. A nova versão é em stop-motion e assim como o curta, em preto e branco. E em 2014, foi lançado “Grandes Olhos”, um filme de baixo orçamento, com Cristoph Waltz e Amy Adams no elenco.

Este ano, o diretor nos trás o filme O Lar das Crianças Peculiares, com lançamento previsto para o dia 29 de Setembro. Além de ter sido cotado para fazer a adaptação live-action de Dumbo e a confirmação de Os Fantasmas se Divertem 2.

 

Curiosidades

  • Antes de ser diretor de cinema, Burton já era um desenhista;
  • Ele expressa suas angústias pela arte, seja fazendo cinema, pinturas ou até livros infantis;
  • Em todos os seus filmes autorais, há um personagem que é seu alter-ego;
  • Seus protagonistas costumam viver entre dois mundos;
  • Ele se envolve com os companheiros de trabalho como se fossem uma família;
  • Burton gosta de trabalhar com Johnny Depp porque, segundo o diretor, ele é o herói improvável, perfeito para seus personagens esquisitos.

Cineorna_Perfil_Johnny_Depp_04

De todos os mundos criados por Tim Burton, qual o que te fascina mais?

Por João Victor | Fontes: Wikipedia, AdoroCinema e Guia da Semana

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: