Confira!

[Especial] Coração Valente (1995)

Braveheart

No século XIII, após a brutal morte de sua esposa, o escocês William Wallace (Mel Gibson) jura vingança contra aqueles que lhe tiraram a sua razão de viver. Tal vingança acaba sendo o ponto de partida para uma rebelião dos escoceses contra o tirano rei inglês Edward I (Patrick McGoohan), tendo como principal objetivo libertar a Escócia para sempre do domínio da Inglaterra.

Um filme épico! “Coração Valente” merece todos os louros que recebeu por diversos fatores. Seja pela direção do Gibson, que em seu segundo filme como diretor, conseguiu passar a atmosfera da Escócia do século XIII, seja nos ângulos de câmera, seja em como fazer com que os atores fossem os mais reais possíveis em suas atuações. E por falar em atuações, temos um elenco afinado, que realmente passa a garra, a luta e porque não a irreverencia de um povo que acreditou na sua causa.
A fotografia do filme também é digna de Oscar, além da maquiagem, que transmite desde a beleza da realeza, até a brutalidade dos campos de batalha. É um filme brutal! Para quem tem estômago, pois as cenas de luta são muito bem feitas!

Algumas pessoas podem não saber, mas William Wallace realmente existiu, e foi um ícone na luta pela independência da Escócia. Tanto que a atmosfera do filme é baseada nisso, em como ele se tornou um ícone, sejam os fatos aí retratados totalmente verdadeiros ou não.

O filme vale ser visto por se tratar de história, mas não apenas de uma história que está nos livros, mas sim a história do nascimento de um ícone, de um personagem que não somente foi real, mas que transcendeu a sua morte. Acho que o nome e a imagem de William Wallace ainda ecoam pelos campos montanhosos da Escócia, e foi exatamente isso que Gibson contou em seu filme!

Curiosidades:

Coração-Valente-2

Mel Gibson também assina a direção do longa.

sean_connery

Sean Connery recusou o papel  do Rei Eduardo I, pois já estava envolvido na produção de “Justa Causa” (1994)

16131314989195

A produção deu dor de cabeça na pós filmagem, pois muitas das cenas de batalhas tiveram que ser refilmadas, pois vários figurantes usavam óculos escuros, relógios e bonés.

a7b50fd7b43992c5a9057018373c96a1

O nome verdadeiro da esposa de William Wallace é Marian, mas foi trocado por Murron com o intuito de evitar confusões com um dosa personagens de Robin Hood.

braveheart1

Descendentes de Wallace atuaram como extras no filme

wFudIq9Hz6LReN5mlAFl3larzAi

Este foi apenas o 2° filme dirigido por Mel Gibson. O primeiro fora “O Homem sem face” (1993)

GTY_jason_patric_dm_130813_16x9_992

Originalmente, o diretor Mel Gibson queria que o ator Jason Patric representasse William Wallace

 

Edward-Longshanks-rei

Segundo historiadores o rei Eduardo I nunca instituiu o recurso da primae noctis, que permitia a nobre oficiais ingleses a tirar a virgindade de uma noiva no dia do seu casamento

 

 

O filme foi o grande vencedor do Oscar 1996, além de faturar a estatueta de melhor filme, Gibson saiu da cerimonia com o prêmio de Melhor Diretor, o filme também foi agraciado com os prêmios de Melhor Maquiagem, Melhor Figurino e Melhores Efeitos Sonoros.

E para encerrar não poderíamos deixar de assistir aquele que é sem duvida um dos maiores discursos da historia do cinema.

FREEEEDOM!!!!

 

Por Rodrigo Slater

Fonte: Cinema Detalhado/História Digital/Wikipédia

 

Anúncios

1 comentário em [Especial] Coração Valente (1995)

  1. André Souza // 27/04/2016 às 19:50 // Responder

    Excelente texto Rodrigo! boas curiosidades.. é um filme que eu curto muito!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: