Confira!

[Classificação] Para OMS, filmes que mostram pessoas fumando devem ser restritos a adultos

Filmes com cenas de pessoas fumando deveriam ser classificados como inadequados para menores de idade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Segundo a entidade, as indústrias de tabaco estão usando o cinema como uma maneira de fazer propaganda para crianças e adolescentes.
No relatório Smoke-Free Movies (“cinema livre de fumo”, em tradução livre), a OMS afirma que 44% da produção de Hollywood e 36% dos filmes classificados para jovens, em 2014, mostraram alguém fumando.

Por exemplo, em”Transformers: A era da extinção”, um filme de ficção científica baseado em brinquedos infantis, um robô aparece fumando.

“Nós observamos um decréscimo na incidência de cigarros em filmes. Mas, segundo nosso monitoramento, em 2013 e 2014, o número de cenas com o consumo de tabaco aumentou”, afirmou Armando Peruga, médico da OMS.

“A indústria do cigarro busca alternativas para promover seus produtos. Em alguns filmes, a porcentagem de cenas com cigarro chega a ser mais alta do que na sociedade em que o filme se passa”, completou Peruga.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos estima que, em 2014, seis milhões de jovens começaram a fumar porque viram cigarros na televisão ou no cinema. A OMS fez um alerta semelhante em 2009, mas foi ignorada por autoridades ao redor do mundo.

Também foi solicitado aos cineastas e produtores que a marca dos cigarros não seja revelada e que nos créditos seja avisado que não houve nenhum pagamento para a promoção de tabaco nos filmes. Esse pedido também foi ignorado.

O Conselho Britânico de Classificação de Filme declarou ao “Guardian” que um adulto fumando não implica automaticamente na proibição do filme para menores de 18 anos. Mas, se o consumo de tabaco for glamourizado, o filme provavelmente receberá uma classificação mais restrita.

06e9e6f7-bd61-4e77-a2d1-982c37789089
Reprodução Site O Globo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: