Confira!

[Especial] Filmes que comemoram 20 anos: Pânico (Scream)

scream

Pânico (Scream) é um filme norte-americano do gênero suspense produzido no ano de 1996. Foi dirigido por Wes Craven e escrito por Kevin Williamson.

O filme revitalizou o gênero nos anos 1990 de forma semelhante à que Halloween de 1978 fez na segunda metade dos anos 1970, utilizando um conceito que combinava cenas assustadoras com diálogos que satirizavam os clichês dos filmes de terror. No filme estão Neve Campbell, Rose McGowan e Courteney Cox (então no auge de sua fama no seriado Friends).

Scream tornou-se um grande sucesso comercial em sua estreia e foi um dos filmes mais lucrativos do ano de 1996, sendo bem recebido pelos críticos. Devido ao seu sucesso, resultaram três sequências: Pânico 2, Pânico 3 e Pânico 4.

Sinopse

Um serial killer, fanático por filmes de terror, vem assustando cada vez mais uma pequena e pacata cidade do interior da Califórnia em 1996 ao assassinar brutalmente os jovens da cidade. Primeiro, ele telefona para alguém fazendo perguntas sobre filmes de terror. Se a vítima errar a resposta, ele depois invade a casa dela e a esfaqueia.

O problema é que ninguém sabe quem pode ser o assassino, já que ele usa uma máscara de fantasma (Ghostface) e um facão para abrir suas vítimas de cima a baixo. Em uma das tentativas do assassino, este falha ao tentar matar a jovem Sidney Prescott, que sobrevive por muita sorte.

A partir daí, o assassino passa a ficar obcecado por Sidney e passa a tentar matá-la constantemente. A mãe de Sidney havia sido assassinada 1 ano antes, da mesma forma que os amigos de Sidney estão sendo assassinados agora. Talvez até haja uma ligação do assassino da mãe de Sidney com o atual assassino…

Curiosidades

– O psicopata deste filme foi inspirado em um serial killer da Flórida chamado Daniel Rolling, “The Gainsville Ripper”, que assassinou 5 estudantes.

– O pôster oficial de “Scream” é inspirado no filme “Ópera” (1987) de Dario Argento; em ambos se vê o rosto de uma mulher assustada, com os olhos abertos e a boca tapada.

– O título provisório de “Pânico” era “Scary Movie”. Foi o presidente da Miramax, Harvey Weinstein, que o rebatizou para “Scream”.
– Wes Craven teve que repetir 5 vezes a cena em que Drew Barrymore saía chorando, gritando e aterrorizada. Como Drew é amante dos animais, Craven lembrava-a de uma notícia que havia lido alguns dias antes, sobre um gato que havia sido morto queimado pelo próprio dono.
– A cena das chamadas telefônicas do assassino foi inspirada na vida real do diretor, que um dia, na casa de um amigo, recebeu uma ligação em que alguém lhe dizia: “Mata, mata, mata, morre, morre, morre…” e após o susto, viu seu amigo fora da casa, rindo e segurando um telefone móvel.
– Courteney Cox e David Arquette se conheceram e se apaixonaram no set do filme.
 – O filme foi banido na Coréia do Sul. Apenas em 1999 “Scream” foi reeditado para obter uma classificação de 18 anos.
– No final de 2008 “Scream” foi um dos poucos filmes de terror que apareceram na lista dos “500 MelhoresFilmes de Todos Os Tempos” da conceituada revista britânica Empire. A votação foi feita por jornalistas importantes, cineastas de peso como Quentin Tarantino, Guillermo Del Toro e Pedro Almodovar, além dos próprios leitores.
– Wes Craven descobriu a máscara de “Scream” inspirada em “O Grito”, de Munch. Para Bob Weinstein pareceu “idiota” e exigiu provas com mais 7 máscaras. Os produtores insistiram para que ele visse a sequência de abertura completa, e obviamente, ele mudou de ideia.
– Scream foi o décimo terceiro filme mais visto dos EUA no ano de 1996 e se tornou o 6° filme de terror da história a ultrapassar a barreira dos 170 milhões de dólares em bilheteria.
– O grande trunfo de “Pânico” é seu roteiro, que trabalha com referências ao cinema de horror dos anos 80, humor negro e deixando tudo o mais realista possível, com as cenas de mortes filmadas de excelente forma, apresentando bastante gore.
Com certeza, “Pânico” (Scream) tornou-se referência para muitos filmes do gênero e continuará sendo considerado um dos melhores filmes de terror já feitos no cinema!
Fontes: Wikipedia | medob.blogspot.com.br
Por João Victor
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: