Confira!

[Especial] O Rei Leão – Disney

o-rei-leão-diney

Hoje foi dia de falar sobre uma das animações mais queridas e marcantes da Disney, O Rei Leão. E sendo assim, buscamos um especial bem bacaninha reunindo diversas curiosidades dos bastidores da animação para compartilhar com o Clube!
O desenvolvimento de O Rei Leão começou simultaneamente com o de Pocahontas. O que atrapalhou um pouco as coisas, pois a maioria dos animadores simpatizaram mais com o roteiro da indígena do que com o dos leões africanos. Havia uma insegurança quanto ao projeto de O Rei Leão, talvez por ser o primeiro longa-metragem com roteiro original do estúdio. Muitos acreditavam que o filme não conseguiria cativar o público.
Fotografia dos bastidores
Os animadores que aceitaram trabalhar em O Rei Leão, em sua maioria, eram iniciantes no estúdio e viram uma oportunidade de mostrarem suas habilidades, ou eram animadores que gostavam de animar animais. Treze desses animadores se tornaram supervisores de animação e foram responsáveis por estabelecer as personalidades e traços de cada personagem. Ao todo, mais de 600 artistas, entre animadores e técnicos, contribuíram para o filme ao longo de sua produção.
Michael Surrey – Supervisor de animação do Timão.
Michael Ansell – Supervisor de Animação do Scar
Os animadores estudaram animais reais como referência, assim como foi feito em 1942 para o filme Bambi. Jim Fowler, renomado especialista em vida selvagem, visitou os estúdios em várias ocasiões com uma variedade de leões e outros habitantes da savana para discutir o comportamento dos animais e ajudar os animadores a dar aos seus desenhos uma sensação de autenticidade. Frequentemente os desenhistas também visitavam o zoológico em busca de inspirações.
Leões de verdade nos bastidores da animação
O animador Ron Husband desenhando o leão da foto acima.
O uso de computadores ajudou os cineastas a apresentarem suas ideias de novas maneiras. O uso mais notável de animação por computador é na seqüência da “debandada dos gnus”. Cinco animadores e técnicos especialmente treinados passaram mais de dois anos criando a sequência da debandada, é de fato a cena que mais deu trabalho para ser finalizada do filme.
Mais de dois anos de trabalho para fazer a cena que te fez chorar
A recepção do público ao assistir ao primeiro trailer do filme, que consistia unicamente da sequência de abertura, com a música “Circle of Life”, foi muito positiva, e os críticos já previam que o filme seria um grande sucesso, contradizendo a expectativa negativa de alguns animadores que preferiram o filme Pocahontas. Embora Pocahontas, que foi lançado um ano depois, também ter feito sucesso, O Rei Leão recebeu um feedback mais positivo e ganhou arrecadações bem maiores.
Confira algumas concept art feita pelos animadores:

Os Dubladores da animação

A dublagem é um processo importante para as animações em geral. Quase sempre ela é feita antes da própria animação, pois muitos animadores se inspiram na voz e no dublador para desenvolver melhor seus personagens e as cenas do filme. (Por isso deveríamos falar primeiramente da dublagem e depois da animação, por favor nos perdoe.)
Os dubladores ajudam a dar forma ao personagem, como aconteceu com Timão e Pumba. Seus dubladores, Ernie Sabella e Nathan Lane, inicialmente foram convocados para interpretarem as ienas, entretanto os dois eram naturalmente muito engraçados, e assim resolveram trocar eles de papel.
Nathan e Ernie dando voz ao Timão e Pumba.
Mas vamos conhecer melhor todos os dubladores, da versão brasileira e da versão original.
O protagonista Simba, na sua versão infantil ficou famoso nas vozes do ator Jonathan Taylor Thomas, na época com 13 anos, e nas canções por Jason Weaver, com 15. Já no Brasil tivemos Patrick de Oliveira, dublador de mesma idade de Jonathan, que também deu a voz do Linguado, de A Pequena Sereia. As cenas musicais ficaram por conta de Bruno Miguel.
dubladores-simba-o-rei-leao

Jonathan, Jason (versão americana) e Patrick e Bruno (versão brasileira)

O leãozinho cresceu e mais atores foram chamados para as vozes. São eles: Matthew Broderick e Joseph Williams na versão original e Garcia Junior para a versão brasileira (que também dublou Eric, de “A Pequena Sereia”).
Matthew e Joseph (versão americana)
A amiga e futura princesinha Nala, em sua versão jovem, teve as vozes de Niketa Calame e Laura Williams, enquanto aqui no Brasil as escolhidas foram Érika Menezes e Paula Tribuzi. Assim como Simba, a leoa também cresceu e ganhou as vozes de Moira Kelly e Sally Dworsky, e na versão brasileira tivemos Carla Pompílio e Roberta Madruga.
Niketa, Paula, Moira, Sally e Carla
Scar, o tio vilão de Simba teve as vozes de Jeremy Irons e Jorge Ramos – também responsável pela voz de Jafar, vilão de “Aladdin”.
Curiosidade: Não se sabe porque, mas a segunda estrofe da canção “Se Preparem” não foi gravada por Irons. Essa parte ficou por conta de Jim Cumming.
Jeremy, Jorge e Jim
O Rei Mufasa, que não tem cenas musicais, teve apenas as vozes de James Earl Jones e Paulo Flores (1944-2003).
James e Paulo
Não podemos também deixar de mostrar a carinha de personagens marcantes como: Pumba (Ernie Sabella e Mauro Ramos), Timão (Nathan Lane e Pedro Lopes) e Zazu (Rowan Atkinson e Pádua Moreira).
Ernie, Mauro, Nathan, Rowan e Pádua
E sim… Rowan Atkinson é o próprio Mr. Bean.

Quando O Rei Leão estreou nos cinemas japoneses houve uma acusação de que o desenho da Disney havia plagiado o desenho japonês “Kimba the White Lion”, produzido por Osamu Tezuka. Esta acusação surgiu devido a várias semelhanças entre os dois filmes, como o nome do personagem principal (Simba e Kimba), as presenças de um tio malvado e um babuíno sábio e a heróica pose do rei no penhasco. Porém, tal acusação não resultou em processo porque a viúva de Tezuka declarou que estava lisonjeada da Disney ter se inspirado no desenho de seu marido do mesmo modo que ele se inspirara nos desenhos antigos da Disney para realizar seu trabalho.

Kimba-the-White Lionxrei-leao

Prêmios

OSCAR
Ganhou
Melhor Trilha Sonora – Hans Zimmer
Melhor Canção Original – “Can You Feel the Love Tonight”

Indicações
Melhor Canção Original – “Circle of Life” e “Hakuna Matata”

GLOBO DE OURO
Ganhou
Melhor Filme – Comédia/Musical
Melhor Trilha Sonora
Melhor Canção Original – “Can You Feel the Love Tonight”

Indicação
Melhor Canção Original – “Circle of Life”

BAFTA
Indicações
Melhor Trilha Sonora
Melhor Som

 

Apesar de não se tratar de uma adaptação direta de nenhuma outra história, o roteiro tem semelhanças com a peça teatral Hamlet, de Shakespeare, com o filme da Bambi (1942) e com as histórias bíblicas de José e Moisés.

O título original de O Rei Leão seria “King of the Jungle”, alterado porque os executivos da Disney descobriram que os leões na verdade não viviam na selva.

Uma canção chamada “Warthog Rhapsody” chegou a ser composta por Elton John e Tim Rice para o filme. Esta canção chegou a ser gravada pelos atores Nathan Lane, Ernie Sabella e Jason Weaver, mas nunca chegou a ser animada e, com isso, não foi incluída no filme. Ouça:

 

Fonte Tags Disney, Adoro Cinema e Wikipédia

Anúncios
Sobre Bruno Vieira (760 artigos)
Estudante de Comunicação Social – Publicidade, tem 27 anos e adoraria se lembrar do primeiro filme que viu em sua vida, mas o que passa em sua mente são flashs de sessões da tarde, com muitas aventuras, romances e filmes de terror da década de 80 e 90. Aprendeu a amar e se emocionar ( e tem prazer em chorar ) com o gênero drama. Gosta de comédia e ação e adora musicais e fantasia. Outro amor são as animações, filmes de heróis e tudo aquilo que faça qualquer um viajar com o poder da imaginação. Se identifica muito com o personagem Woody (Toy Story) pelo o quanto ele valoriza e faz pelas amizades. Um herói? Claro… O Homem-Aranha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: