Confira!

[Especial] Espíritos – A Morte está ao seu Lado (2004)

Espiritos, A Morte esta ao seu lado_Shutter (1)

Quem nunca ouviu falar sobre fotos que registram ‘fantasmas’? Acho que todo mundo conhece um caso desses. A verdade é que a maioria dessas fotos são montagens, ou algumas delas apresentam pequenos defeitos que nos levam a crer que existe uma aparição na foto. Será possível que uma simples máquina fotográfica consiga registrar visitantes do além? O tailandês Espíritos – A Morte está ao Seu Lado tem como base esse princípio, dirigido por Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom, a mesma dupla que também realizou Alone, lançado aqui em uma tática comercial como Espíritos 2, sem nenhuma ligação com este – aliás Espíritos já é uma tradução infeliz, já que não se trata de vários, e, sim, de um.

A trama gira em torno do fotógrafo Tun (Anada Everinghan) e sua namorada Jane (Natthaweeranuch Thongmee), que começam a perceber em suas fotos a misteriosa imagem de uma mulher, após um atropelamento em que ambos foram responsáveis. Estranhos sonhos e aparições começam a atormentar o casal, que decide investigar o que está ocorrendo. A verdade é que Tun parece querer ignorar o fato, mas Jane está disposta a ir até o fim das investigações, descobrindo que a mulher das fotos tem uma ligação com o passado de seu companheiro. O filme evoca a situação de que algumas pessoas, ao morrerem, querem sempre ficar próximas de seus entes queridos, ou alguns ficam porque querem se vingar de alguém que lhes fez mal.

Shutter-1

Um pouco diferente dos filmes coreanos e japoneses, o roteiro de Espíritos é mais ‘redondo’. A trama é bem desenvolvida, apesar de um pouco batida, e não existem muitas complicações para o espectador quebrar a cabeça. Peca por não aprofundar no tema, chega a ser um pouco previsível em certo momento, mas não deixa de nos surpreender em outras situações. O elenco é jovem, bonito e tem excelentes atuações. O grande trunfo do filme está nas angustiantes e pavorosas aparições da fantasma – são de deixar sem fôlego – e o diretor ainda reserva uma surpresa assustadora em um final aterrador.

O sucesso do filme foi grande, chegando até a ser exibido nos cinemas brasileiros – uma raridade por se tratar de um filme oriental. Ganhou também um remake, lançado por aqui como Imagens do Além.

Espíritos é um filme que talvez fique no limbo e não seja visto como um clássico no futuro, mas para os fãs do gênero é obrigatório.

Boca do Inferno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: