Confira!

[Especial Cinema Italiano] Cinema Paradiso (1988)

nuovo-cinema-paradiso-01-e1384876538617

Quem nunca se emocionou ao assistir um filme? Quem não se recorda dos filmes que marcaram a nossa infância? O cinema tem esse poder de nos fazer refletir sobre as nossas vidas, de nos propor novos ângulos para ver o mundo e nos lançar novos desafios à mente. Segundo o crítico Edmar Pereira, “o cinema tem a capacidade nos faz conjugar infinitos verbos”.

“Cinema Paradiso” desenvolve-se a partir do momento em que o consagrado cineasta Salvatore Di Vita (Jacques Perrin) recebe o telefonema de sua mãe, comunicando que o projecionista Alfredo morreu. E a morte de Alfredo desencadeia as lembranças de infância no diretor, morando em Roma, há 30 anos não visita sua cidadezinha natal.

E são as memórias de infância de Salvatore que serão projetadas em “Cinema Paradiso”. O consagrado diretor relembra o tempo em que era simplesmente o menino Toto (Salvatore Cascio), morador de uma cidadezinha da Sicília (Itália), e que teve sua vida transformada ao conhecer o projecionista do único cinema da cidade, Alfredo, interpretado magistralmente por Phillip Noiret.

Assim, Toto recorda sobre o poder e a magia do cinema e de Alfredo, quem lhe apresentou esse novo mundo. Eles estabelecem uma grande amizade em que o cinema e a vida se entrelaçavam. O diretor Giuseppe Tornatore mostra todo o encanto, os personagens folclóricos e a vida nas cidadezinhas, num tempo em que não havia televisão e o cinema era a atração da cidade.

tumblr_m6inse9x5h1qb6km3o1_12801

Em meio às projeções, todo o encantamento de uma vida mais simples, os personagens folclóricos da cidadezinha, as bagunçadas sessões no Cinema Paradiso, os amores no escurinho, os desejos e ambições da juventude.

A vida da cidade pulsava no cinema.

Relembra o conservadorismo, uma vez que os filmes exibidos no Cinema Paradiso tinham que ser aprovados previamente pelo padre, que mandava censurar todas as cenas de beijos. Beijos esses que formarão um arremate genial…

Uma das cenas mais lindas da história do cinema é o momento em que Alfredo projeta o filme num paredão de uma casa, para que todos que ficaram de fora também possam ver a obra. Um verdadeiro tributo à sétima arte.

Depois de 30 anos longe da cidadezinha na Sicília, Toto volta para o enterro de Alfredo, e depara-se com a modernidade. Numa simbiose entre o passado e o presente, o que se projetam nos olhos de Toto é uma vida toda que ficou para trás, mas que ainda pulsa dentro de si.

“Cinema Paradiso”, de Giuseppe Tornatore, que era para ser uma triste história sobre os fechamentos das salas tradicionais de exibição, acabou se tornando uma das maiores obras sobre o poder e a magia do cinema. Lírico e emocionante. Sem dúvida está entre os melhores filmes já realizados.

nuovo-cinema-paradiso-6

Curiosidades: Fracasso na Itália, o longa ganhou o mundo e os corações das pessoas. Salvatore Cascio, o menino Toto, foi escolhido entre as crianças da região em que as filmagens aconteceram. O fato de ter o mesmo nome e apelido do personagem chamou a atenção do diretor. Mas o que lhe rendeu o papel foi ter decorado todas as falas e marcações de uma cena durante os testes.

Veja também outros filmes do diretor Giuseppe Tornatore: “Estamos Todos Bem” (1989), A Lenda do Pianista do Mar (1998), O Homem das Estrelas (1995) e “Maleña” (2000).

Principais prêmios:

– Oscar: Melhor filme em língua estrangeira.
– Globo de Ouro: Melhor filme estrangeiro.
– Crítica da Argentina: Melhor filme estrangeiro.
– Bafta: Filme em língua estrangeira, Trilha sonora, Roteiro, Ator (Phillipe Noiret) e Ator coadjuvante: Salvatore Cascio.
– Festival de Cannes: Grande prêmio do júri (empatdo com “Linda Demais Para Você”).
– César: Melhor pôster.
– David di Donatello: Melhor trilha sonora.
– Crítica de Londres: Filme em língua estrangeira, Ator do ano (Phillipe Noiret).

Cinezen

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: