Confira!

[Especial] Sexta-Feira 13 – Parte 3 (1982)

friday_13th_3_poster_01

O diretor Steve Miner, que dirigiu a segunda parte e produziu a primeira, pegou embalo no sucesso dos dois primeiros filmes e deu continuidade à história de Jason. O filme parte logo de onde acabou o segundo, mostrando, inclusive, a cena final, onde a personagem Ginny (Amy Steel) veste a roupa da mãe de Jason, no macabro santuário por ele criado (com a cabeça da mãe exposta), e tenta enganá-lo, até lhe enfiar o facão no ombro. O diretor ignora ainda uma cena final, onde Jason ainda ataca o casal sobrevivente, mas se justifica falando que era um delírio de Ginny, deixando de lado o fato do Jason ter aparecido cabeludo no anterior.

Jason sobrevive, e continua sua matança ao redor de Crystal Lake, começando por um casal que acompanhava pela TV as notícias sobre a chacina. A vingança do mascarado já havia se concretizado, afinal, já matara a moça que decepou a cabeça de sua mãe. Mas, aqui, Jason, já não se importa mais com isso e se torna uma máquina de matar, eliminando quem cruzar o seu caminho.

Um grupo de jovens decide ir a casa de campo de uma das amigas, que fica, obviamente, nos arredores do lago cristal. O filme demora a engrenar, fica muito tempo mostrando a relação do grupo de amigos, todos com os velhos estereótipos: um casal que só pensa em sexo, um de maconheiros, a dona da casa traumatizada por um encontro anterior com Jason e seu namorado; o gordinho feioso, que faz brincadeiras sem graças pra chamar atenção, além da garota que seria a sua companhia, mas o ignora. Ainda sobra espaço pra uma gangue de motoqueiros, que entra na trama apenas para morrer nas mãos de Jason. A justificativa para tantas irregularidades nessa sequencia é a mesma de tantas outras envolvendo filmes feitos às pressas pra faturar mais, entre outros argumentos.

4jwgxl3yuwzgjqmd8nz5tpqald3

Sexta-Feira 13 – Parte 3 deixa de lado o suspense e descamba para a violência. Lá pros seus 50 minutos de projeção, Jason aparece novamente e começa a atacar, iniciando pela gangue de motoqueiros – as mortes começam brandas, em off – depois com os jovens que estavam na casa. Entre as boas cenas, pode-se apontar a morte do rapaz que adorava andar plantando bananeira, tendo seu fim num encontro com Jason no corredor. Há também a cena que o assassino aparece pela primeira vez com a famosa máscara de hóquei e acerta o olho da vítima com um arpão. Sobre a máscara, há de se destacar que virou sua marca registrada durante os filmes que viriam a seguir. Aqui, Jason passa a usá-la após matar Shame. E como não poderia faltar na série, no final sobra uma sobrevivente para enfrentar o assassino imortal, esfaqueando-o, enforcardo-o até finalmente dar-lhe uma machadada na cabeça, deixando uma marca que seria vista em outras produções. Hoje não é mais surpresa, mas os realizadores insistiram em deixar o público com uma dúvida: será que Jason realmente morreu, ou será que ele voltaria pra continuar sua matança?

Não é tão desastroso quanto parece, quando o filme engrena para a matança desenfreada. É claro que queremos mais do que apenas sangue por sangue, mas remete aos anos 80.

Curiosidades

– A maioria da equipe envolvida no filme era do Canadá, daí o motivo da máscara de Hóquei, já que é o esporte favorito dos canadenses.

– A estrela desse filme, Dana Kimmel, conversou com o diretor sobre o excesso de violência do filme. Provavelmente esse foi o motivo de terem ignorado o final que estava no roteiro (Jason arranca a cabeça da última sobrevivente).

– Amy Steel, do segundo filme, foi convidada a atuar nessa continuação, mas seus agentes sentiram que se ela fizesse o filme, perderia várias outras oportunidades que iriam surgir. Hoje, ela diz que se arrepende de ter dito não e que dinheiro nenhum no mundo a faria perder essa oportunidade.

Boca do Inferno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: