Confira!

[Curiosidades] Toy Story 1, 2 e 3

curiosidades-toy-story-1-2-3

Dia de Post especial sobre curiosidades de filmes é sempre um dia de admiração e diversão! O filmes escolhido da vez, na verdade é uma franquia de muito sucesso e que marcou a vida de muitas gerações.

A franquia “Toy Story”, certamente é uma das mais elogiadas das últimas décadas. Mas você já parou para ler alguma curiosidade dos longas? ou mesmo do estúdio Pixar? É um trabalho realmente fenomenal, e de se aplaudir, viu?! Basta dar uma conferida nessas 35 curiosidades dos 3 longas, para você se admirar com tamanha história!

Então… hora de conferir as curiosidades!!!

Pizza Planet
1. O caminhão de entrega “Pizza Planet” aparece em todos os filmes da franquia, assim como em todos os outros filmes da Pixar.

Pixar
2. Na sua semana mais produtiva a Pixar completou 3 minutos e meio de animação.

Jim Carrey

3. Originalmente o ator Jim Carrey daria voz ao personagem Buzz Lightyear, mas o orçamento estipulado para o longa não foi o suficiente para contratá-lo.

You Are a Toy

4. O nome do filme seria “Toys”, e entre os muitos outros títulos considerados estavam “You Are A Toy” (você é um brinquedo) e “The Cowboy and the Spaceman” (o cowboy e o homem do espaço).

Tinny

5. Inicialmente o personagem principal seria Tinny, o protagonista de “Tin Toy” (1988). No filme ele seria perdido durante uma viagem de família e se juntaria a um boneco ventríloquo na sua jornada para casa. Bem diferente, né?

Buzz Lightyear

6. Buzz Lightyear se chamaria Lunar Larry.

7. Toy Story (1995) foi o primeiro longa-metragem produzido pela Pixar, além de ser o primeiro longa inteiramente animado por computador da história do cinema. O filme também marcou o início da parceria entre a Pixar e a Disney, que ficou responsável pela distribuição dos filmes.

95 Toy Story
8. O número “95” aparece frequentemente nos três filmes da franquia. É uma referência ao ano em que o primeiro “Toy Story” foi lançado, 1995.

Prateleira Toy Story

9. Muitos dos livros na prateleira de Andy têm nomes de curtas da Pixar (“Adventures of Andre and Wally B.”, “Knick Knack”, etc), enquanto os autores são funcionários do estúdio.

Resultado de imagem

10. A Pixar apresentou um rascunho do filme para a Disney em novembro de 1993. O fracasso foi total. Nessa versão inicial Woody era um personagem sarcástico, que insultava os outros brinquedos, o que desagradou os produtores. A equipe gastou uma semana produzindo um novo roteiro onde Woody era um personagem mais amistoso.

Toy Story Andy
11. Andy tem esse nome por causa de Andries “Andy” Van Dam, um professor de ciência da computação e pioneiro de animação de Brown University que deu aulas a muitos dos envolvidos no filme.

Oscar Toy Story

12. Toy Story 3 é a primeira sequência a ser indicada ao Oscar de “Melhor Filme” sem que os filmes predecessores tenham sido.

Placa Toy Story

13. A placa do carro da mãe do Andy tem “A 111″ na dianteira e “A 113″ na traseira. A111 e A113 são duas salas utilizadas pelo departamento de animação na CalArts, onde muitos empregados da Pixar estudaram. Esse número aparece em outros filmes como “Vida de Inseto”, “Monstros S/A” e “Procurando Nemo”.

Globo de Ouro

14. Toy Story foi um dos poucos filmes da Disney a faturar um Globo de Ouro na categoria de “Melhor Filme”. Os outros foram “Rei Leão” e “A Bela e a Fera”.

Alienígenas Toy Story
15. Os alienígenas têm uma pizza de pepperoni e cogumelos estampadas no seu uniforme.

Barbie e Ken
16. A roupa de ginástica da Barbie em “Toy Story 3″ é baseada no modelo de 1984 da boneca, “Great Shape”. A roupa do Ken é baseada no modelo de 1988 do boneco, “Animal Lovin’”.

17. Nos primeiros roteiros de Toy Story, a ideia era que Woody se envolvesse romanticamente com uma Barbie. Entretanto, surgiu novamente o problema da falta de dinheiro, de forma que a Pixar não conseguiu chegar a um acordo de licença com a Mattel. Na verdade, a fabricante acreditava que a animação seria um enorme fracasso, e realmente não tinha intenções de associar sua marca.
Dado o sucesso colossal do primeiro filme, entretanto, a Mattel reviu sua decisão, e as sequências passaram a ostentar dezenas de Barbies e Kens. Outra curiosidade diz respeito à voz de Barbie. Trata-se do gogó de Jodi Benson, dubladora de Ariel em “A Pequena Sereia” (The Little Mermaid).

18. Conforme contou o cofundador da Pixar, Ed Catmull, no livro Creativity Inc., Toy Story 2 foi um título problemático logo de saída: bloqueios criativos, desenvolvimento atrasado, a exaustão do diretor John Lasseter (ainda não recuperado da maratona do primeiro filme) etc.
Mas as coisas conseguiram piorar: em certo dia do ano de 1998, um funcionário não revelado adicionou a linha de comando “/bin/rm -r -f *” nos drives em que os arquivo do filme estavam armazenados.
O código traz, basicamente, a informação de que o conteúdo deve ser removido rapidamente e de forma eficiente de determinada localização — o que acabou mandando para o espaço cenários, modelos de personagens e sequências inteiras do filme. Para ajudar, o backup do sistema falhou, e a equipe chegou a acreditar que tudo estivesse mesmo perdido.
Providencialmente, entretanto, uma das diretoras da Pixar à época, mesmo estando em licença-maternidade, optou por levar os conteúdos da animação para casa, a fim de trabalhar em home office. Embora não dispusesse de todo o conteúdo deletado, o que ela pode repor fez com que os danos fossem “significativamente reduzidos”.

19. A cena inicial com o voo de Buzz Lightyear em Toy Story 2 lhe pareceu familiar? Não? Bem, pois saiba que o belo universo alienígena mostrado ali é, na verdade, um dos cenários da animação “Vida de Inseto” (Bug’s Life) devidamente remaquiado e reciclado.


Entretanto, ao diminuir o nível do solo para tornar as montanhas do planeta alienígena mais altas do que os morros originais, algum programador gráfico se esqueceu de baixar também as pedras, que ficaram flutuando na superfície. Ocorre que os diretores da Pixar viram isso, adoraram, e o engano foi mantido — embora alguma rotação tenha sido colocada nas rochas, para tornar tudo ainda mais extraterrestre.

20. Embora Lotso apareça apenas em Toy Story 3, o urso malévolo havia sido concebido vários anos antes, durante o desenvolvimento do primeiro filme. Os criadores queriam um personagem ao estilo do urso de pelúcia Teddy Ruxpin, devidamente dotado de capacidades de fala (uma fita K7 e tal).
Entretanto, à época, dadas as limitações técnicas, as animações criadas para a pelugem e para as texturas de Lotso simplesmente não convenceram, fazendo com que ele fosse engavetado. Pois é. Um urso traumatizado dentro e fora das telas.

21. Os soldadinhos verdes, que aparecem nos três filmes, tiveram seus movimentos aperfeiçoados pelo time de animação, que colaram pedaços de madeiras em alguns tênis, tentando andar com eles.

Resultado de imagem

22. Em Toy Story, a cena na qual Buzz é jogado pela janela faz referência ao filme Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida, de 1981, incluindo a música.

23. No primeiro filme da franquia, Rex utiliza algumas falas do personagem George McFly, interpretado por Crispin Glover, no longa De Volta Para o Futuro, de 1985: “Eu não gosto de confrontos” e “eu acho que não suportaria esse tipo de rejeição”.

24. No primeiro Toy Story, quando o entregador de pizzas do Pizza Planet entra no posto de gasolina Dinoco, ele pede informações sobre o West Cutting Boulevard. Esse é o nome da rua onde ficava localizado, na época, o estúdio da Pixar, em Richmond, na Califórnia – a empresa mudou-se para Emeryville, Califórnia, em 2000.

25. O personagem Buzz tem traços baseados na face do diretor John Lasseter. Entre os mais notáveis, estão as sobrancelhas, os ossos da bochecha e o furinho no queixo. Quem demonstrou a semelhança foi o próprio diretor, ao desenhar um autorretrato, em um programa matinal inglês, e depois desenhar a armadura de Buzz sobre ele.

26. Quase no final do primeiro filme, quando Woody e Buzz voam baixo atrás do carro e Molly os vê pelo retrovisor, podemos ouvir a música “Hakuna Matata”, o hit de O Rei Leão, de 1994, um dos filmes mais conhecidos da Disney, tocando no rádio do carro.

27. Toy Story 2 foi o primeiro filme inteiramente criado, realizado e exibido digitalmente. Também foi a primeira sequência de um filme de animação a faturar mais do que o original, estabelecendo recordes de bilheteria no fim de semana de estreia nos EUA, no Reino Unido e no Japão. Ele também tornou-se a animação de maior faturamento em 1999, com mais de US$ 245 milhões em bilheteria nos EUA e US$485 milhões no resto do mundo. (Dados da Assessoria da Disney)

dublador-woody-brasil

28. Alexandre Lippiani, que era o dublador original do personagem Woody na versão brasileira, no primeiro filme de Toy Story, morreu após um acidente de carro, em 1997, dois anos antes do lançamento de Toy Story 2. Então, Marco Ribeiro tornou-se o dublador definitivo do personagem, dando um tom de voz parecido ao de Lippiani, para dar a entender que é a mesma voz.

29. O caubói Woody, um dos principais personagens da franquia dos brinquedos, é dublado na versão original (americana) pelo ator Tom Hanks (Anjos e Demônios).

30. Toy Story 2 não seria lançado nos cinemas. O planejamento inicial da Disney/Pixar era de lançar a continuação diretamente em home vídeo. Entretando, após a finalização do filme, os executivos resolveram exibi-lo nas telonas.

31. Tanto Toy Story e Toy Story 2 foram relançados em 2D e 3D e ficaram em cartaz nos cinemas durante duas semanas – uma para cada filme. Toy Story 3 foi lançado em 3D.

32. Num dos primeiros teasers do filme Up – Altas Aventuras, em um canto,no quarto de uma garotinha, dá para se ver nitidamente o desenho de um urso de pelúcia cor-de-rosa. Este urso será o personagem Lotso, que aparece em Toy Story 3.

33. Toy Story 3 chegou a ser produzido pela Disney antes da compra da Pixar, mas depois da aquisição do estúdio, começou oficialmente a produção do filme com um novo enredo e com as vozes originais confirmadas.

pilhas-buzz-toy-story

34. Em Toy Story 3, as pilhas de Buzz Lightyear que são mostradas no trailer do filme mostram a marca BNL, que fazem parte da animação WALL-E, também da Pixar.

35. Toy Story 3 conta com 14 novos personagens, que foram revelados, um a um: Faísca, o robô retrô; Trixie, a dinossaura; Lotso, o urso; Ervilhinhas, as três ervilhinhas dentro de uma vagem; Ken, namorado da Barbie; Botão de Ouro, o unicórnio; Estica, o polvo roxo; Twitch, o inseto guerreiro; Dolly, a boneca de pano; Espeto, o porco-espinho alemão; Chunk, uma criatura gigantesca; Chatter Telephone, um telefone simpático; Big Baby, um boneco bebê gigante e Bookworm, uma lagarta verde com lanterna.

E ai, gostaram das curiosidades? Já sabiam de todas elas? Conta pra gente!

toy-story-4

Agora, não podemos encerrar esse post, sem lembrar que já esta mais que confirmado o 4º filme da franquia. “Toy Story 4”, que deve focar no romance entre Woody e a boneca Betty Bo Peep (Demais né?), está previsto para chegar às telonas brasileiras em 15 de junho de 2018. E a ansiedade fica como né?! ❤

Anúncios
Sobre Bruno Vieira (761 artigos)
Estudante de Comunicação Social – Publicidade, tem 27 anos e adoraria se lembrar do primeiro filme que viu em sua vida, mas o que passa em sua mente são flashs de sessões da tarde, com muitas aventuras, romances e filmes de terror da década de 80 e 90. Aprendeu a amar e se emocionar ( e tem prazer em chorar ) com o gênero drama. Gosta de comédia e ação e adora musicais e fantasia. Outro amor são as animações, filmes de heróis e tudo aquilo que faça qualquer um viajar com o poder da imaginação. Se identifica muito com o personagem Woody (Toy Story) pelo o quanto ele valoriza e faz pelas amizades. Um herói? Claro… O Homem-Aranha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: