Confira!

[Curiosidades] Shrek – A Franquia

shrek-1-2-3-4

Com a intenção de fazer um especial da Franquia “Shrek”, preparamos este post com dezenas de curiosidades a cerca dos quatro filmes da franquia dos filmes do Ogro mais famoso do mundo!

Você já conhecia alguma curiosidade desta produção? Não? Então vem conferir, que são bacanas demais!!!

Resultado de imagem

A animação é baseada no livro “Shrek!”, escrito em 1990 pelo norte-americano William Steig. No enredo, um jovem ogro deixa sua casa para viajar pelo mundo após conhecer a ogra de seus sonhos.

“Shrek” significa “monstro” em ídiche, língua comum em comunidades judaicas.

A música “Bem vindo a Duloc” (“Welcome to Duloc”, no original em inglês), cantada por bonecos de madeira na entrada do povoado de Duloc, é uma paródia da canção “It’s a Small World”, tema de uma atração de mesmo nome dos parques da Disney.

A música “I’m a Believer”, de Neil Diamond e que na trilha sonora do filme é interpretada pelo Smash Mouth, foi escolhida especificamente por conta do verso “I thought love was only true in fairy tales” (“Eu pensava que o amor fosse verdadeiro apenas nos contos de fada”.

shrek-cacada-da-fama

Shrek tem sua própria estrela na Calçada da Fama de Hollywood

Em 1991, quando uma primeira produção para o filme foi pensada, Steven Spielberg, um dos fundadores da DreamWorks, estava cotado para tocar o projeto. A animação seria desenhada à mão e os dubladores principais seriam Bill Murray, para Shrek, e Steve Martin, para o Burro

O personagem Shrek foi criado pelo escritor William Steig em 1990, sendo que apenas 5 anos depois a DreamWorks SKG e a Pacific Data Images começou a trabalhar na sua adaptação para os cinemas.

Após Mike Myers completar sua função em Shrek, ele decidiu que seria melhor se tivesse dado ao personagem um sotaque escocês. Após ouvir uma fita demo com a nova voz, a DreamWorks decidiu por regravar as falas do personagem principal com este novo sotaque, gastando para isso mais US$ 4 milhões.

O ator Chris Farley foi originalmente o escolhido para dar voz ao personagem Shrek. Farley chegou inclusive a gravar alguns diálogos para o personagem mas, com sua morte, terminou sendo substituído por Mike Myers nesta função.

Resultado de imagem para bussunda - shrek

Inicialmente seria Mauro Ramos o dublador de Shrek na versão brasileira. Ele já havia gravado toda a dublagem para o filme quando, devido a uma ação de marketing, a UIP decidiu substituí-lo por Bussunda, integrante do grupo humorístico Casseta & Planeta.

O personagem Shrek tem 2,13 metros de altura.

Shrek foi o 1º filme de animação desde O Mundo Selvagem, de 1974, a concorrer à Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Prêmios do primeiro filme de Shrek:

OSCAR
2002
Ganhou
Melhor Filme de Animação

BAFTA
2002
Ganhou
Melhor Roteiro Adaptado

Mike Myers, Cameron Diaz e Eddie Murphy receberam, cada um, US$ 5 milhões para dublar seus personagens em Shrek 2.

A Fada-Madrinha foi criada para Shrek, mas terminou sendo cortada na versão final do filme.
Ao todo são vistos 23 personagens de contos de fadas/fantasia: Gato de Botas, três porquinhos, lobo mau, Homem-Biscoito, Pinóquio, três ratinhos cegos, Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Príncipe Encantado, Capitão Gancho, Cavaleiro Sem Cabeça, Rumplestiltskin, Ciclope, as irmãs feias e a rainha má.

A equipe de produção de Shrek Terceiro teve, aproximadamente, 350 pessoas

Os animadores visitaram escolas para estudar os gestos de adolescentes, como referência para a criação dos alunos da Academia Worcestershire e do personagem Artie.

Uma biblioteca de animação foi criada para Shrek Terceiro, contendo uma coleção de caminhadas, corridas, poses faciais e corporais e outras situações corriqueiras. Desta forma quando os animadores precisavam de alguma destas situações bastava usar o material já pronto, ao invés de ter que refazê-lo.

Foram criados 82 ambientes diferentes para Shrek Terceiro, sendo que 15 foram reaproveitados de filmes anteriores.

Foram desenhados cerca de 4500 trajes diferentes para as cenas de multidão de Shrek Terceiro. Destes apenas 2500 permaneceram na versão final do filme.
A quantidade de roupas criadas para o filme é aproximadamente 10 vezes maior do que a quantidade usada no filme original.

Denise Cascino, Holly Edwards e Mark Decker, funcionários da equipe de Shrek Terceiro, emprestaram seus gatos para serem usados como referência para a criação de alguns dos gatos vistos no filme.

O tamanho da cabeleira de Rapunzel muda durante o filme, variando de 11 a 210 metros.

A música tocada pela banda marcial da Academia Worcestershire foi na verdade tocada pela banda do colégio John Burroughs, de Los Angeles.

Shrek Terceiro possui ao todo 37 sequências e 1320 tomadas.

A cena em que a mãe Dragão e seus filhos voam sobre o teatro em que o Príncipe Encantado está atuando possui a maior multidão do filme: 1373 personagens distintos.

Shrek Terceiro é o 1º filme que não tem a dublagem de Bussunda como Shrek na versão nacional, já que o comediante falecera em 17 de maio de 2006. Em seu lugar foi contratado Mauro Ramos, que seria o dublador do personagem no 1º filme.

Durante a produção nasceram 28 filhos dos artistas contratados para desenvolver Shrek Terceiro.


Lembra da festa rave das bruxas, em Shrek Para Sempre? Se você gosta de música clássica e achou a canção da cena conhecida, tem razão! A música tocada é “Rumpel’s Party Palace”, uma versão remixada de “Fuga em Sol Menor”, composta por Sebastian Bach. Conhecida como “Pequena Fuga”, a canção acabou se mostrando apropriada para a história do filme, que fala da tentativa de Shrek de escapar do presente e recuperar a vida agitada do passado.

Você é daqueles que presta atenção em todos os detalhes dos filmes? Então, certamente se lembra do que aparece escrito na placa que fica no estacionamento de trailers onde Rumpelstiltskin mora. Não? A gente dá uma dica. A inscrição é a mesma que Dante Alighieri traduziu na “Divina Comédia” sobre as portas do inferno: “Abandon all hope ye who enter here” (Tradução livre: Abandone toda a esperança vós que aqui entrais).
Em “Shrek Para Sempre”, Rumpelstiltskin é o principal antagonista da história. No entanto, essa não é a primeira vez que ele aparece na saga. Em “Shrek Terceiro”, o personagem aparece brevemente, mas com uma aparência diferente, usando um chapéu de abas largas, barba aparada, bigode e costeletas.


Os solos de flauta tocados pelo flaustista pertencem, na verdade, a Jeremy Steig, um conhecido flautista de jazz. Incrível? Sim, mas não é mero acaso. Jeremy Steig é filho de William Steig, que é nada menos do que o autor original dos livros ilustrados Shrek!.

Shrek e Fiona se dividem para cuidar dos seus três filhos: Fergus, Farkle e Felicia. O filme revela que Fiona sempre quis ter uma filha chamada Felicia.

Anúncios
Sobre Bruno Vieira (760 artigos)
Estudante de Comunicação Social – Publicidade, tem 27 anos e adoraria se lembrar do primeiro filme que viu em sua vida, mas o que passa em sua mente são flashs de sessões da tarde, com muitas aventuras, romances e filmes de terror da década de 80 e 90. Aprendeu a amar e se emocionar ( e tem prazer em chorar ) com o gênero drama. Gosta de comédia e ação e adora musicais e fantasia. Outro amor são as animações, filmes de heróis e tudo aquilo que faça qualquer um viajar com o poder da imaginação. Se identifica muito com o personagem Woody (Toy Story) pelo o quanto ele valoriza e faz pelas amizades. Um herói? Claro… O Homem-Aranha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: