Confira!

[Curiosidades] O Quinto Elemento

o-quinto-elemento-filme

Parecendo ou não, o fato é que em 2017 o filme “O Quinto Elemento” completa 20 de existência. O longa de Ficção Científica é repleto de ação, aventura, mistério e uma boa tirada de humor. E porque não dizer de personagens carismáticos e memoráveis?! ❤

Pra quem lembra do filme, conhecer algumas curiosidades vai ser um prato cheio! Vale a pena!!!

Então bora conferir as curiosidades:

A linguagem utilizada por Leeloo em O Quinto Elemento foi inventada pelo diretor Luc Besson, com o auxílio da atriz Milla Jovovich. Ao término das filmagens, os dois já conseguiam conversar normalmente na linguagem por eles inventada.
Quando Korben Dallas acorda, pode ser visto perto de sua cama a data da época dos acontecimentos do filme: 18 de março de 2263.

korben-dallas-18-03
O diretor Luc Besson faz aniversário no dia 18 de março, data apresentada no filme, perto da cama de Korben Dallas.


Na Nova York do futuro, o Central Park possui o mesmo tamanho e se encontra no mesmo local do atual, só que está 30,48 metros acima.

taxi-korben-dallas

O Táxi Voador de Korben, foi inspirado pela banda desenhada Les Cercles du pouvoir.

milla-jovovich-o-quinto-elemento-e-a-lagoa-azul
O nome da Diva é Plavalaguna. Em sérvio, língua natal da atriz Milla Jovovich, “plava laguna” significa “lagoa azul”. Trata-se de uma referência a De Volta à Lagoa Azul, primeiro filme da atriz Milla Jovovich.


A explosão em Fhloston, mostrada em O Quinto Elemento, foi a maior explosão já filmada em espaço fechado na história do cinema até então.

A atriz Milla Jovovich foi indicada ao prêmio Framboesa de Ouro de Pior atriz Coadjuvante. Jó o ator Chris Tucker recebeu a indicação ao Framboesa de Pior Revelação.

curiosidades-o-quinto-elemento

A ópera Diva Dance contou com música da ópera de Gaetano Donizetti Lucia di Lammermoor: “Il dolce suono”, a cena da loucura do Ato III, Cena 2. É uma das poucas peças de música no filme que é diegético. Foi cantada pela soprano albanesa Inva Mula, enquanto o papel de Plavalaguna foi interpretada pela atriz francesa Maïwenn Le Besco.

Alejandro Jodorowsky e Jean Giraud processaram Luc Besson após o lançamento do filme, alegando que The Fifth Element tinha plagiado The Incal, uma obra sua. Giraud pediu 13.1 milhões de euros por concorrência desleal, 9 milhões de euros em perdas e danos e 2-5% das receitas operacionais líquidas do filme. Jodorowsky pediu 700,000 de euros. O caso foi arquivado em 2004, alegando que apenas “pequenos fragmentos” de obras de arte de Giraud haviam sido usados e também devido ao fato de que Giraud tinha sido contratado por Besson para trabalhar no filme antes de as acusações serem feitas.

O Quinto Elemento foi nomeado para Melhor Edição de Som no Oscar 1998, e de Melhor Edição de Som no 1998 da Golden Reel Awards, mas perdeu para Titanic em ambos os casos.

O filme estreou no Festival de Cinema de Cannes 1997, onde foi escolhido como o filme de abertura. A Gaumont, produtora do filme, construiu uma área para o evento de mais de 100,000 metros quadrados. Todos os convidados receberam um Swatch “Quinto Elemento”, que incluia um chip de acesso com o bilhete de entrada. O evento contou com um ballet futurista, um desfile de moda por Jean-Paul Gaultier, e fogos de artifício. A Gaumont gastou entre $1 milhão e $3 milhões com o evento, um recorde na época.

Entre os modelos em escala usados para as filmagens eram os edifícios visto em Nova Iorque. Dezenas de blocos de apartamentos e 25 arranha-céus, a cerca de 20 metros de altura, foram construídos em 1/24 de escala. Ele levou uma equipe de 80 trabalhadores e cinco meses para construir os modelos usados no filme. As janelas dos edifícios e os detalhes necessários para ser colocada por trás deles, como móveis, cortinas, mesas de luz e pequenas peças de arte plana, foram citados pela equipe como uma das tarefas mais demoradas.

ruby-rhod-o-quinto-elemento

O nome original do personagem de Ruby Rhod foi Loc Rhod. O nome aparece tanto no roteiro original e na novelização do filme. A especulação foi levantada de que a mudança de nome era uma brincadeira com as informações na tabela periódica. Rubídio é o primeiro dos elementos do 5 período, e exatamente no meio do caminho abaixo dessa linha é o elemento ródio. Tomando o primeiro semestre de cada elemento yields “Rubi Rhod”.


Fonte Wikipédia e Adoro Cinema.

Anúncios
Sobre Bruno Vieira (760 artigos)
Estudante de Comunicação Social – Publicidade, tem 27 anos e adoraria se lembrar do primeiro filme que viu em sua vida, mas o que passa em sua mente são flashs de sessões da tarde, com muitas aventuras, romances e filmes de terror da década de 80 e 90. Aprendeu a amar e se emocionar ( e tem prazer em chorar ) com o gênero drama. Gosta de comédia e ação e adora musicais e fantasia. Outro amor são as animações, filmes de heróis e tudo aquilo que faça qualquer um viajar com o poder da imaginação. Se identifica muito com o personagem Woody (Toy Story) pelo o quanto ele valoriza e faz pelas amizades. Um herói? Claro… O Homem-Aranha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: