Confira!

[Confira] The Rocky Horror Picture Show: A Experiência, no Cine Odeon – RJ

the-rocky-horror-picture-show-a-experiencia-odeon

( Foto: Virgilio Gomes)

Na última sexta-feira (28), aconteceu no Cine Odeon no Rio de Janeiro, o “The Rocky Horror Picture Show: A Experiência”. Uma das experiências mais especiais e maravilhosas que já tive, e resolvi contar e deixar registrado nesse cantinho, um pouco do que vivi durante cerca de 1H e 40 Min da minha vida.

The Rocky Horror Picture Show

(FOTO: O ATOR TIM CURRY INTERPRETA O DR. FRANK-N.-FURTER, UM DOCE TRAVESTI DA TRANSILVÂNIA/ DIVULGAÇÃO)

“The Rocky Horror Picture Show” é um musical de comédia e terror de 1975, dirigido por Jim Sharman. O roteiro foi escrito por Sharman e Richard O’Brien com base no teatro musical The Rocky Horror Show (1973), que tinha música, enredo e composições de O’Brien. A produção é uma homenagem parodiada de filmes B de ficção científica e horror da década de 1930 até o início dos anos 1970. As estrelas de cinema Tim Curry, Susan Sarandon e Barry Bostwick, juntamente com membros do elenco original no teatro.

Embora o filme tenha sido fortemente criticado em sua versão inicial, logo se tornou conhecido como um “filme da meia-noite”. Parte do público voltava aos cinemas com frequência, conversava com a tela e passavam a se vestir como os personagens, gerando grupos semelhantes nos Estados Unidos. Quatro décadas depois de sua estreia, “The Rocky Horror Picture Show” é o lançamento de maior duração na história do cinema.

fas-rocky-horror

Fãs de The Rocky Horror em Sessão Especial

Em 1976, quando o filme já estava sendo exibido apenas em sessões da meia-noite para uma audiência fiel, que dificilmente mudava. Um tímido professor chamado Louis Farese Jr em certa sessão, ao ver a personagem Janet (Susan Sarandon) tentando se proteger da chuva com um jornal sobre a cabeça, gritou: “Compre um guarda-chuva, sua vadia barata!”. Aos poucos, um ritual de várias “respostas” da audiência no mesmo estilo começou a ser montado, e é seguido religiosamente em sessões ao redor do mundo até hoje.

Em 1977, começou a virar tradição, um determinado e selecionado elenco de super fãs do filme, imitarem os acontecimentos do filme exatamente enquanto eles aconteciam na tela.

Na adaptação cinematográfica, “As Vantagens de Ser Invisível” (2012), essa “recriação” ensaiada e sincronizada do musical pode ser vista em algumas cenas, onde os protagonistas formam o elenco principal de uma dessas “tradições”.

O Curioso na história do filme, que se passa no inicio da década de 90, é que você observa como tudo ali entre os bastidores teatrais da recriação do longa, é levado a sério. Todo o trabalho, figurino… todos dão real importância a se manter a tradição do Rocky Horror. É como uma religião… uma parte precisa fazer o ritual acontecer toda noite de determinado dia da semana, e a outra (o público) precisa marcar presença e prestigiar a tradição.

Conheci “The Rocky Horror Picture Show” em um episódio especial da série americana Glee e pouco tempo depois tive um novo gosto do longa em “As Vantagens de Ser Invisível”, que apresenta maravilhosamente bem essa tradição.

glee-the-rocky-horror

Em Glee, o especial do musical apareceu na Segunda Temporada da série, e é de longe uma das melhores recriações do clássico, seja pelos figurinos e maquiagens ou mesmo pelas excelentes vozes que casaram perfeitamente com cada ator e seus devidos personagens.

Logo no início do episódio de “The Rocky Horror Glee Show”, a personagem Emma, uma professora com TOC, aparece contando ao seu colega de trabalho, que foi a uma Sessão da Meia Noite de The Rocky Horror. Em sua narrativa e em uma breve cena, é possível ver parte da tradição do longa sendo contada.

the-rocky-horror-a-experiencia-cine-odeon-2016

Agora, imaginem a minha surpresa ao saber, certo dia, que haveria no Centro do Rio de Janeiro, a exibição do filme com performances de atores no palco! Empolgação, define o que senti por quase 2 meses, até essa última sexta. E o mais barato é que esta foi a segunda edição do evento, que em 2015 estreou, fez sucesso e se tornou a nova tradição anual de final de outubro de muitos cariocas, como alguns amigos meus, aos quais desejo e pretendo me juntar nos próximos anos de minha vida!

 

Foi a primeira vez em minha vida, em que me fantasiei de algo. E isso inclui maquiagem hein?! E um batom bem vermelho para entrar no clima da tradição! rsrsr. Acho que saber que tais amigos iriam fantasiados, me deram a “coragem” necessária para tal feito. E quer saber? Valeu muito a pena! Até o processo de escolha do figurino, plumas, perucas, luvas e tudo mais foi super gostoso e divertido.

rocky-horror-no-odeon

Olha eu ai, gente! rsrsr

Chegar na casa dos amigos e vê-los fantasiados e maquiados como os personagens, foi a dose certa de empolgação para entrar no clima pré Rocky Horror. Pegar um Uber todo daquele jeito… andar pelas ruas… e finalmente chegar em frente ao Cine Odeon e ver toda aquela galera, a maioria também fantasiada, um melhor e mais extravagante do que outro… foi sensacional!

rocky-horror-no-odeon

(Foto: Virgilio Gomes)

Uma vibe maravilhosa, tomava conta do cinema. Todos estávamos cientes da interação do público que viria pela frente, mas nenhuma imaginação chega perto do que é vivenciar algo, certo?!

the-rocky-horror-picture-show-a-experiencia-odeon-rj

(Foto: Virgilio Gomes)

Quando o filme começou, já foi aquilo… geral gritando no cinema! A primeira performance inclusive me deixou foi bobo, cheia de sensualidade e encanto. Foi tipo… muito divertido! Eu me senti como o Charles de “As Vantagens de Ser Invisível”, sério mesmo?! Como no Vídeo acima em que ele olha todo bobo para aquilo. Confira um trechinho gravado pelo celular:

O segundo ato foi um dos melhores momentos dessa experiência… do nada surge uma chuva de arroz, para acompanhar os Noivos, assim como Brad e Janet. E foi ai que começou a primeira bagunça…. chuva de arroz e de confete para todos os lados.

rocky-2

the-rocky-horror-a-experiencia-cine-odeon-rj

(Foto: Denis Jucá)

 

Por acaso eu falei que o segundo ato foi um dos melhores momentos? Não, não! O Terceiro é que foi! Hehehe… No telão, Janet, Brad, uma noite escura, uma estrada desconhecida e muita, muita chuva…e na platéia do cinema uma multidão se dividindo e tendo que escolher entre usar suas pistolas de água para molhar todo mundo (e isso também inclui os atores que faziam Janet e Brad pelo corredor principal do Cinema), cobrir suas cabeças com jornais para se proteger de tanta chuva/água, assim como fazia Janet, ou ser solidário e usar suas lanternas para clarear o caminho dos pombinhos perdidos naquela noite assustadora.

the-rocky-horror-sessao-interativa

(Foto Virgilio Gomes)

the-rocky-horror-sessao-interativa-rj

(Foto Virgilio Gomes)

rocky-horror-no-odeon

Era muita água, é sério! Eu optei por me cobrir com jornal e tentar sair o mais seco possível daquele cinema. Mas não deu. Era água vinda de trás, da frente, dos lados… e como eu ria daquilo tudo!

Olhar para todo o cinema e ver tanta gente fantasiada me fazia estampar um sorriso em meu rosto. Era demais! Era uma experiência única!

the-rocky-horror-a-experiencia-cine-odeon

(Foto: Denis Jucá)

Falei que todo mundo cantava? Não né?! Pois é, a galera cantava com vontade todas as canções, vibrava com as performances bem feitas dos atores, que estavam em figurinos fantásticos e super sincronizados com o que acontecia no filme que rolava ao fundo deles.

Os atores trocavam de roupas e maquiagem, assim como no filme. E cada vez mais, conseguiam ser mais perfeitos. O público ajudou a manter as tradições antigas americanas, e do nada gritavam algo para algo que acontecia no filme, e faziam todos rirem.

the-rocky-horror-a-experiencia-odeon

A galera tacou papel higiênico para todo o lado na hora que tinha que tacar… usou chapeuzinhos de aniversário, línguas de sogra e luvas de látex para imitar e abranger o som das luvas do Dr. Frank N Furter, que fazia questão de repetir tal ato repetidamente hahahhaha. Também jogaram cartas de baralhos para todos os lados… não faltou foi interação nessa experiência!

rocky

 

the-rocky-horror-picture-show-a-experiencia-rio-de-janeiro

rockyhorrornoodeon-rj

Eu precisava compartilhar isso com meus amigos, porque infelizmente muitos desconheciam essa tradição e este evento, aqui, tão pertinho, no RJ.

Um mega obrigado e Parabéns aos atores, produtores e responsáveis por essa Experiência fabulosa que foi o “The Rocky Horror Picture Show: A Experiência” no Cine Odeon. Vivenciar essa tradição de quase 4 décadas foi sem dúvida uma “experiência” única. Para se fazer virar tradição, e em cada ano levar mais e mais amigos para o evento.

the-rocky-horror-picture-show-a-experiencia-rj

(Foto: Virgilio Gomes)

elenco-the-rocky-horror-picture-show-a-experiencia

(Elenco de The Rocky Horror Picture Show: A Experiência! – Foto: Virgilio Gomes)

Como eu coloquei em uma legenda em uma foto minha: “Ninguém saiu dessa Seco, Limpo e Triste!”.

Meu desejo é de…

VIDA LONGA AO THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW: A EXPERIÊNCIA – RJ!!!

 

[Reunião] Elenco de “The Rocky Horror Picture Show” se reúne para comemorar 40 anos do filme

Anúncios
Sobre Bruno Vieira (760 artigos)
Estudante de Comunicação Social – Publicidade, tem 27 anos e adoraria se lembrar do primeiro filme que viu em sua vida, mas o que passa em sua mente são flashs de sessões da tarde, com muitas aventuras, romances e filmes de terror da década de 80 e 90. Aprendeu a amar e se emocionar ( e tem prazer em chorar ) com o gênero drama. Gosta de comédia e ação e adora musicais e fantasia. Outro amor são as animações, filmes de heróis e tudo aquilo que faça qualquer um viajar com o poder da imaginação. Se identifica muito com o personagem Woody (Toy Story) pelo o quanto ele valoriza e faz pelas amizades. Um herói? Claro… O Homem-Aranha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: