Confira!

[ESPECIAL] MELHORES ADAPTAÇÕES: UM SONHO DE LIBERDADE

E dando continuidade ao nosso especial, trazemos aqui uma obra do grande mestre do terror, Stephen King. Mas aqui, trago uma obra que não é de terror, mas sim um conto dramático de 1982: Rita Hayworth and Shawshank Redemption, que em 1994 deu origem ao filme Um Sonho de Liberdade.

51nz2xg7jhl-_sx323_bo1204203200_

Rita Hayworth and Shawshank Redemption foi publicada originalmente em Different Seasons, coleção de novelas curtas de Stephen King que também inclui Apt Pupil (que deu origem O Aprendiz) e The Body (que deu origem a Conta Comigo, 1986). The Breathing Method é a única história da coleção que não foi adaptada ao cinema.

582x0_1385002862

O filme teve o roteiro adaptado e dirigido por Frank Darabont, criador de The Walking Dead, um iniciante nna época que já havia transformado o conto The Woman in the Room em um curta-metragem. King recebeu um cheque de US$ 5 mil pela novela. Depois que o filme foi lançado, o escritor mandou emoldurar o cheque e o enviou a Darabont com um bilhete: “Caso você precise de dinheiro de fiança. Amor, Steve”. Darabont também dirigiu e roteirizou À Espera de Um Milagre e O Nevoeiro, baseados em livros de King.

conteudo_90587

Um Sonho de Liberdade retrata a história de Andy Dufresne, um banqueiro que passa quase duas décadas na fictícia prisão estadual de Shawshank, condenado pelo assassinato de sua esposa e do seu amante, apesar de Andy afirmar sua inocência. Durante seu tempo na prisão, ele se torna amigo de Ellis “Red” Redding, e se torna protegido pelos guardas após o agente penitenciário passar a utilizá-lo em operações de lavagem de dinheiro.

O filme foi indicado ao Oscar de 1995 nas categorias de: Melhor Filme, Melhor Ator para Morgan Freeman, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora. Não fez tanto sucesso no cinema quando lançado, mas foi o filme mais alugado no ano de 1995 e sua popularidade e status cult só aumenta.

Um dos filmes mais cultuados de todos os tempos. Obrigatório para todo e qualquer cinéfilo. Se ainda não leu o conto, você pode conferi-lo clicando aqui (em inglês).

 

 

 

Por Geovani Medeiros.

Anúncios
Sobre Geovani Medeiros (97 artigos)
Formado em Administração e cinéfilo de carteirinha. Adora livros, música e tudo relacionado a cinema. Descobriu o mundo mágico da Sétima Arte quando era bem pequeno, mas o amor, de fato, só aconteceu ao entrar em uma locadora e perceber o quão ilimitado esse mundo é. Fã de Stephen King, adora todas as produções ligadas a seus livros. Adora fugir da realidade com filmes de terror, ficção e suspense, mas sempre deixa um espaço para dramas pé no chão e que nos fazem refletir sobre nossa existência. Apaixonado pelo cenário alternativo, ainda busca o filme de sua vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: