Confira!

[Especial] Sexta-Feira 13 – Parte 6: Jason Vive

jason-lives-friday-the-13th-part-vi-1986-poster

Crystal Lake já não existe mais. O nome foi alterado para “Forest Green” para evitar qualquer lembrança que pudesse ser associada aos massacres ocorridos na região. Mas, essa não foi a única mudança na franquia Sexta-Feira 13. Agora, a série tornou-se uma auto-paródia, transformando o assassino Jason Voorhees num mito e acrescentando uma dose maior de cenas de humor.

Sexta-Feira 13 – Parte VI – Jason Vive começa exatamente do mesmo modo que o filme anterior. Sem retrospectiva, acompanhamos Tommy Jarvis (desta vez, interpretado por Thom Mathews, dos dois primeiros A Volta dos Mortos-Vivos) e um companheiro da instituição mental numa missão noturna no cemitério “Paz Eterna” para verificar se o corpo de Jason continua enterrado por lá. Tommy quer dar um fim nas suas alucinações constantes – como a que acontece no final do filme anterior -, e, para isso, pretende queimar os restos mortais de Jason.

Depois que o desenterra, o rapaz acerta o ferro de uma grade no peito dele por diversas vezes até que um forte raio atinge o corpo, trazendo luzes azuis e efeitos mirabolantes, além de fazer com que os olhos de Jason se abram, no melhor estilo Frankenstein. Ele mata o companheiro de Tommy e sai pela mata em busca de novas vítimas, enquanto caminha para a antiga Crystal Lake. Aqui, cabe uma boa pergunta: – por que Tommy resolveu levar até o local a máscara de hóquei de Jason?

Tommy busca ajuda da polícia e acaba sendo obrigado a sair da cidade. O Xerife não acredita na história de que Jason estaria vivo, pensando que as novas mortes da região possam ser frutos do próprio jovem que quer provar o retorno do lendário assassino. Assim, uma série de violentos assassinatos assolam a região e o acampamento “Forest Green”, onde um grupo de crianças acaba de chegar para passar o verão, ao passo que Tommy tenta, com a ajuda da filha do Xerife, mais uma vez mandar o corpo de Jason para o lago onde tudo começou.

Repleto de piadinhas como a do casal que encontra Jason na mata, a do grupo de paintball, e a da vítima que tem seu rosto esmagado numa árvore – deixando uma marca do “smile” –, esse sexto exemplar torna-se divertido por não se levar muito a sério. A primeira metade é repleta de cenas de humor (inclusive a própria abertura, numa interessante sátira a franquia 007), deixando a segunda metade com a parte mais violenta e dramática.

friday6_2

Jason segue o estilo do filme anterior, com seus passos lentos, e sua força, capaz de destruir portas e arrancar a cabeça das pessoas. Uma ótima atuação de C.J. Graham. Só não gostei da ideia de fazê-lo com uma espécie de cinto de utilidades, com ferramentas e facas. Já o novo Tommy está bem diferente do anterior: mais falante, mais risonho, mais consciente, menos violento, o que é uma falha na caracterização do personagem.

As mortes continuam sendo o ponto forte: temos uma tripla degolada, uma chave de fenda na cabeça, um coração arrancado com as mãos e um corpo dobrado para trás, além do rapaz que é empalado com uma lança. E as cenas são bem feitas e dirigidas, a cargo de Tom McLoughlin, diretor de Numa Noite Escura, de vários episódios da série Sexta-Feira 13 – O Legado e da adaptação de Stephen King, Às Vezes Eles Voltam (1991). Atualmente, está apenas comandando longas para a TV, sem destaque.

friday-the-13th-pt-6-jason-lives

Juntamente com as partes 1, 2 e a 4, Sexta-Feira 13 – Parte VI – Jason Vive está entre os melhores filmes da franquia. Depois, a série desceria até o Inferno, as boas ideias iriam para o Espaço até o remake de 2009.

Curiosidades

– apesar do raio no começo do filme, não há chuva. Isso só aconteceu duas vezes na série até o momento, aqui e no terceiro.

– primeiro filme da franquia em que Jason não mostra o rosto, não perde a máscara

– ninguém é arremessado por um vidro.

– não há cenas de nudez.

Reprodução: Boca do Inferno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: