Confira!

[Especial] Sexta-Feira 13 – Parte 8: Jason Ataca Nova York (1989)

sexta_feira_13_parte_8_jason_ataca_nova_iorque_plano_critico-600x400

O filme tem início com a música “The Darkest Side Of The Night”, tocada pelo grupo Metropolis, mostrando os lugares de Manhattan por onde Jason perseguirá suas vítimas. O assassino continua no lugar onde foi deixado no filme anterior, quando foi puxado para a água por John Shepard, pai da jovem com poderes paranormais.

Um casal resolve namorar numa lancha próximo ao local, enquanto se prepara para a viagem que farão no dia seguinte para Nova Iorque. A âncora do navio arrebenta um cabo de alta tensão e eletrocuta o corpo de Jason, que, ao estilo monstro de Frankenstein, mais uma vez retorna à vida.

Sexta-Feira-13-Parte-8-1989-1

Na embarcação, naquelas coincidências absurdas dos filmes de terror, o rapaz resolve assustar a namorada usando uma máscara de hóquei, apenas para Jason ter o que usar para esconder seu rosto deformado, enquanto os mata com um arpão. Apesar de estar próximo dos acampamentos de Crystal Lake e próximo da terra firme, não se sabe por qual razão, Jason opta por entrar de gaiato num navio de formandos, rumo a Big Apple. Não há motivo realmente para isso. È uma desculpa esfarrapada para levá-lo a um local diferente e popular. O roteirista podia ter feito uma opção simples: Jason persegue a jovem da lancha. Ela foge. No dia seguinte, a jovem entra no barco e o assassino vai atrás. Aproveita a viagem para matar todos, enquanto o barco segue rumo ao destino…simples, não?

Quando o navio sai do cais, vemos uns trinta jovens nele. Mas, mais da metade irá desaparecer durante a viagem, sem mostrar corpo algum. Um dos personagens diz: – Cadê o pessoal do restaurante? Outro responde: – Não existe mais restaurante. Quer dizer que Jason matou toda essa gente offscreen? Que desperdício!

Durante a primeira hora do filme, vários jovens serão assassinados no navio. Restarão apenas 5 para fugir na cidade grande. E mesmo com centenas de pessoas cruzando o caminho do assassino, Jason somente perseguirá essas cinco vítimas. Outro desperdício! O roteiro podia mostrar Jason como uma espécie de exterminador, matando tudo o que vem pela frente. Kane Hodder disse numa entrevista que o roteiro exigia que em certo momento ele chutasse um cachorro assim que chegasse à cidade, mas o próprio ator achou muita crueldade essa atitude e optou por apenas chutar um rádio.

4Ktgya6AnNlB6McitXbkwHbacSY (1)

Aliás, Jason, neste filme, está politicamente correto. Ele mata uma rockeira com uma guitarrada na cara; dois traficantes (enfiando uma agulha num deles) e acaba salvando a mocinha; mais tarde, afoga o tio da jovem que a traumatizou quando criança (atirando-a no lago); mata com um soco o boxeador; mostra o rosto para uns punks feios…

Em certo momento, dentro de um bar, dois jovens entram correndo e falam: – Ajude-nos! Um maníaco está atrás de nós!. A bartender responde: – Bem-vindos a Nova Iorque! Logo depois, Jason entra no local e atira o gigantesco cozinheiro contra um espelho. Era Ken Kirzinger, que duas décadas depois vestiria a máscara de Jason para enfrentar Freddy Krueger em Freddy Vs Jason (2003).

No final, Jason persegue o casal de heróis pelo esgoto e estes assistem a morte do assassino, sendo engolido pelo lixo tóxico. A máscara cai e Jason tem um novo rosto monstruoso. Durante a cena, ele vomita pouco antes da água cobrir seu rosto. Trata-se de um vômito real de Kane Hodder, depois de engolir muita água e ficar com ânsia. Vemos Jason voltando a ser criança, gritando de dor e até pedindo ajuda para a mamãe.

Em Sexta-Feira 13 – Parte VIII, surge um novo Crazy Ralph. Um rapaz que diz todos estão amaldiçoados por Jason e blá blá blá… Em certo momento, no navio, Jason passa por uma porta onde podem ser vistos vários dardos. Esse detalhe tinha um motivo: em uma das mortes, Jason utilizaria o jogo para furar os olhos de uma vítima, mas a censura meteu a faca.

part8

Vale apenas como registro de mais uma “aventura” do assassino. Esse foi o último filme da franquia realizado pela Paramount, que vendeu os direitos para a New Line depois do fracasso das bilheterias. Esse fracasso facilitou o encontro com Freddy Krueger treze anos depois.

Reprodução: Boca do Inferno

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: